Colégio Catanduva lança o projeto ‘Escola Viva’

Postado em: 23/08/2022

Entre outros, projeto quer contribuir para a saúde mental de alunos e funcionários

No dia 17 de agosto, o Colégio Catanduva apresentou ao corpo docente o projeto ‘Escola Viva’. Elaborado pela psicóloga escolar Luciana Calza e diretora pedagógica Fabiana Fiorim Checconi, o projeto tem como objetivos contribuir para a saúde mental de alunos e funcionários, incorporar competências socioemocionais no ensino-aprendizagem e ampliar a participação de pais e responsáveis ao ambiente escolar, fatores esses que impactam diretamente na qualidade de vida e no sucesso acadêmico dos alunos.

Segundo Fabiana Checconi, “através de evidências científicas entendemos que a escola de ontem, com seu ambiente pouco acolhedor, professores detentores do saber e os alunos inadequados sendo reprovados, ficou para trás. A escola da atualidade pede que as instituições de ensino sejam um ambiente inclusivo e acolhedor, um local onde todos os alunos são adequados. Isso é possível com uma pedagogia personalizada, uso da tecnologia em conjunto com os saberes, envolvimento dos pais e responsáveis e capacitação continuada de toda equipe”.

Para Fabiana, o cuidado da saúde mental é parte importante do processo educacional. Alunos ansiosos, por exemplo, têm seu rendimento escolar comprometido. “Na retomada das aulas presenciais vimos a necessidade de fazer diferente e o projeto Escola Viva vem de encontro a essas demandas. Estamos felizes com a participação dos alunos nas atividades propostas e muito satisfeitos com a adesão dos pais e responsáveis nas orientações, que já acontecem mensalmente. Acredito que juntos podemos proporcionar às nossas crianças e jovens um futuro cheio de oportunidades e saberes”, ressalta ela. 

O Colégio Catanduva, mantido pela Fundação Padre Albino, está localizado na Rua Monte Aprazível, 297.


Galeria