Engenharia Agronômica/Unifipa vai a campo para pesquisas de preparo de solo

Postado em: 31/08/2022


Foram realizadas trincheiras de cinco metros de profundidade para observação do volume radicular e mobilização do solo nos respectivos preparos com Ca:Mg. (Foto/Divulgação)

Dia de campo técnico do experimento é em parceria com a APTA, Usina Colombo e Mafes inteligência agronômica.

Alunos do curso de Engenharia Agronômica/Unifipa realizaram experimentos práticos em dia de campo técnico com o objetivo de apontar dados para pesquisas e difusão de tecnologias de preparo do solo em profundidade e convencional. A aula prática aconteceu no dia 24 de agosto, na Usina Colombo, com as parceiras APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e a Mafes, empresa que atua no desenvolvimento de projetos técnicos para a criação de soluções agronômicas.

O dia de campo contou com a participação dos alunos, pesquisadores do setor e consultores técnicos na difusão de tecnologias. “O intuito foi comparar as diferenças dos dois tipos de preparos com a aplicação de óxidos, a movimentação de elementos como o cálcio e magnésio (Ca:Mg) e o aprofundamento do sistema radicular e a produtividade da cultura da cana-de-açúcar. Para isso foram realizadas trincheiras de cinco metros de profundidade para observação do volume radicular e mobilização do solo nos respectivos preparos”, explicou o Prof. Dr. João Paulo Ferreira, coordenador do curso.

Estavam presentes os representantes institucionais Roberto Sako, desenvolvedor do equipamento de preparo da MAFES, os pesquisadores Dr. Antônio Lúcio de Mello Martins (IAC), Dr. Sandro Brancalião (IAC-Cana), o diretor da APTA-Pindorama Dr. Everton Fitono, Renato Demarco, José Benedito dos Santos e Túlio Stelluti, pela Associação de Fornecedores de Cana (AFCRC).


Galeria