Alunos da Engenharia Agronômica Unifipa realizam práticas de germinação de sementes

Postado em: 06/09/2022

No dia 30 de agosto, alunos do 3º ano de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa realizaram práticas de ensino da disciplina Tecnologia e Produção de Sementes no Conhecimento de Germinação com a aplicação do 'Germitest'. A disciplina possibilita ao aluno conhecer todos os parâmetros técnicos e legais para a produção de sementes. O professor Dr. João Paulo Ferreira ministra a disciplina e explica que “é quesito obrigatório das empresas que comercializam as sementes para o produtor semear na safra agrícola o emprego dos critérios e regras para produção de sementes de alto padrão tecnológico e quando o produtor realizar a semeadura em campo estará garantindo sua qualidade e produção adequadamente. Estas regras e leis estão contidas na regra de análises de sementes (RAS) e fiscalizadas pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) com várias análises vigentes e obrigatórias”, finaliza o docente.

Dentre os testes, um dos obrigatórios para garantir que os lotes dessas sementes sejam de qualidade, é o teste de germinação. Neste teste, em todo lote ou sacaria, especifica-se a porcentagem de germinação que será garantida no campo. Geralmente, nas sementes de culturas anuais, como milho, soja, feijão e demais cereais, a porcentagem sempre está em torno de 95%, ou seja, para cada 100 sementes 95 germinam com qualidade, oferecendo padrão alto de 'stand' de plantas na lavoura.

Nesta aula prática os alunos replicaram o teste de germinação em sementes de milho e soja em 'germitest', que foram colocadas em incubadora com fotoperíodo BOD (Demanda Bioquímica de Oxigênio) para posterior contagem e porcentagem de germinação.


Galeria