‘Primavera Vermelha’ da Administração conscientiza sobre doação de medula e sangue

Postado em: 27/09/2022

No dia 22 de setembro, o curso de Administração da Unifipa realizou o projeto Primavera Vermelha sobre doação de sangue e medula óssea, no Campus São Francisco.

A convite do Prof. Me. Marcílio Antônio Bortoluci, coordenador de Extensão, no lançamento do programa para alunos e convidados, o major aposentado da Polícia Militar de Rio Preto, Anderson Ferreira Nunes, ministrou a palestra “Batalha pela vida: Cadastro e doação de medula óssea”. Ele apresentou estatísticas e as dificuldades por que passam os hemocentros do país, tanto para coleta de sangue, quanto para cadastramento de doação de medula óssea. Em seguida, o tema da enfermeira Natália Colombo Piovani foi “Doação de sangue: tire suas dúvidas e salve vidas”, sobre os procedimentos da doação, quem pode e quem não pode doar. Ela falou também sobre a situação dos bancos de sangue pelo país e afirmou que “muitos doadores não são encontrados em virtude da desatualização de endereços e números de telefones inválidos”.

O projeto Primavera Vermelha tem participação efetiva dos alunos e docentes do curso de Administração, que fazem campanha junto aos colegas e à população de Catanduva e região visando a conscientização para doação de sangue e medula óssea. O projeto é promovido anualmente e foi iniciado em 2017, integrando as atividades da Semana Monsenhor Albino. Seu nome simboliza a estação Primavera e a cor vermelha o sangue humano.

No próximo dia 7 de outubro, alguns alunos e participantes das palestras do projeto farão doações de sangue no Hemonúcleo de Catanduva, na Rua Treze de maio, 974, Centro, cujo horário de funcionamento é de quarta a domingo, das 7 às 13 horas.


Galeria