HEC reforça prevenção de acidentes com a SIPAT 2022

Postado em: 04/10/2022

Divulgação/FPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes/CIPA do hospital Emílio Carlos, mantido pela Fundação Padre Albino, realizou diversas atividades durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que mobilizaram 500 colaboradores quanto à prevenção de acidentes e risco de doenças. O objetivo, segundo os membros da comissão, foi conscientizar sobre a importância da prevenção de acidentes e com isso trabalhar em ambiente mais seguro e fazer com que os profissionais sejam agentes prevencionistas no dia-a-dia.

No dia 27 de setembro foram ministradas palestras abertas e dinâmicas sobre o assunto para todos os interessados. A enfermeira do trabalho Ketherine Zaniboni Felice abordou o tema ‘Comportamento seguro no ambiente de trabalho’; o tema ‘Fatores psicossociais e os impactos no trabalho’ pelo convidado Júlio Gonçalves, enfermeiro do trabalho da Usina São José da Estiva, de Novo Horizonte. Também foram oferecidas testagens rápidas de ISTs pela equipe do GASA (Grupo de apoio solidariedade ao paciente com AIDS) aos colaboradores que desejassem participar da ação. No mesmo local foi fixado painel com a frase ‘A mão que cuida é a mesma que precisa ser cuidada’ para que as pessoas deixassem a marca da palma de suas mãos, resgatando a humanização da profissão.

No segundo dia, 28, aconteceram dinâmicas de integração nos setores em todos os períodos. Os colaboradores das enfermarias receberam orientações quanto aos riscos do reencape de agulhas e, nos demais setores, um caça-palavras contendo principais informações da CIPA reforçou o tema.

Durante os dois dias das ações sessões de relaxamento foram realizadas pelo analista de treinamento e desenvolvimento pleno da FPA, Deniz Simiel.

As atividades tiveram a colaboração do Padre Albino Saúde, UNIFIPA, Uniodonto e da diretoria de Saúde e Assistência Social.


Galeria