Superintendente da Expresso Itamarati participa do VI Mentoring Unifipa

Postado em: 20/10/2022

No dia 18 de outubro o diretor superintendente da Expresso Itamarati S/A, Gentil Zanovello Affonso, participou do VI Mentoring Unifipa Catanduva.

Na apresentação ele falou sobre o início da empresa, que começou a operar em 1951, quando o imigrante espanhol José Oger e os filhos Affonso e Clowis resolveram entrar para o negócio de transporte coletivo de passageiros. Primeiro, compraram as três jardineiras que faziam a linha entre São José do Rio Preto a Novo Horizonte. Nascia a Oger & Filhos, que em 1960 alterou sua razão social para Expresso Itamarati.

Ao longo dos anos, a empresa foi adquirindo novos veículos e novas linhas e hoje possui frota de aproximadamente 1.000 ônibus, operando no transporte de passageiros nos segmentos rodoviário (intermunicipal e interestadual), intermunicipal suburbano, urbano, fretamento contínuo e encomendas nos bagageiros dos ônibus e atende centenas de municípios do norte, centro, noroeste e sudeste de São Paulo, Mato Grosso, Sul de Mato Grosso do Sul, Rondônia, sudeste Goiano e Minas Gerais.

Gentil falou sobre o mercado de transportes na atualidade, avanços e dificuldades, desde as novas tecnologias que estão surgindo até o aumento dos combustíveis e os impactos que a pandemia de Covid-19 causou no setor. No pico da disseminação da doença a empresa chegou a trabalhar com apenas quatro linhas entre São José do Rio Preto a São Paulo, apenas transportando pessoas com trabalhos considerados indispensáveis. “Ainda hoje sofremos os reflexos que a pandemia causou e acredito que o setor levará anos para se recuperar. Não estávamos preparados para o que ocorreu. Novos investimentos foram exigidos, sem falar no aumento do preço do combustível e nos insumos, agravando ainda mais as dificuldades do setor. Vivemos, sem dúvida, um dos momentos mais graves e de maiores dificuldades pelo qual o setor regular passou em toda sua história”, concluiu Gentil.

O palestrante também comentou sobre as novidades que a empresa vem trazendo, como o ônibus de 64 lugares, com ar condicionado e tomadas USB para melhor conforto dos passageiros. Ao final, o reitor da Unifipa, Dr. Nelson Jimenes, parabenizou o superintendente pela brilhante palestra e a pró-reitora de Ensino de Graduação, Extensão, Assuntos Comunitários e EAD, Profa. Dra. Andreia de Haro Moreno o presenteou com um mimo e certificado em agradecimento pela apresentação aos alunos.

 

Gentil ingressou na Expresso Itamarati em 1993. Atua também no setor de agronegócios, explorando culturas de cana-de-açúcar, seringueira e eucalipto no estado de São Paulo, além de pecuária de corte no estado de Mato Grosso.

 


Galeria