Recanto Monsenhor Albino padroniza ações de prevenção e tratamento das DAI

Postado em: 10/02/2023


O documento foi repassado para toda a enfermagem nos dias 8 e 9 de fevereiro. (Divulgação/FPA)

Implantação do protocolo de identificação, prevenção e tratamento das Dermatites Associadas à Incontinência/DAI foi aplicado no Recanto.

A DAI, assim como as lesões ocasionadas por pressão na pele, é o dano que acomete principalmente indivíduos acamados, resultante da exposição aos irritantes químicos provenientes da incontinência como urina e fezes, associada ao uso de dispositivo de contenção (fralda) e à utilização de produtos inadequados para o processo de higienização da pele. Em casos de pacientes institucionalizados a situação agrava-se devido à condição de doença e exposição a vários fatores adicionais. (OMS)
Com o objetivo de identificar, prevenir e tratar essas lesões, o Recanto Monsenhor Albino implantou o protocolo de assistência para padronização de práticas e ações voltadas ao cuidado de Dermatites Associadas a Incontinência (DAI) na pessoa idosa. O documento, elaborado pela enfermeira responsável técnica do Recanto, Juliana Fachim, foi repassado para toda a equipe multiprofissional nos dias 8 e 9 de fevereiro. “Esse protocolo vem integrar ao outro de prevenção de lesão por pressão já em uso pela instituição, assegurando assistência completa, com mais conforto e qualidade de vida aos nossos idosos acamados acometidos de incontinência”, frisou Juliana.

 


Galeria