AME Catanduva realiza treinamento sobre equipamento Cardioversor para equipe de enfermagem

Postado em: 27/03/2023


Treinamentos periódicos são realizados com as equipes de assistência do AME. (Foto: Divulgação FPA)

O Ambulatório Médico de Especialidades/AME Catanduva realizou, na última sexta-feira (24), treinamento sobre manuseio do aparelho Cardioversor. A ação teve como foco a equipe de enfermagem e foi desenvolvida pela Okamed – empresa de engenharia hospitalar que presta serviços de assistência técnica à unidade.

O Cardioversor é dispositivo de reanimação que consegue reverter em 85% dos casos o quadro médico do paciente em parada cardiorrespiratória, evitando que venha a óbito ou sofra algum dano ainda mais grave. “Como visto, a correta manipulação desse equipamento pode salvar vidas”, explicou o técnico Victor Ricardo de Oliveira. Segundo Victor, além de entender melhor como o equipamento funciona, os profissionais presentes ficam cientes da importância da manutenção. “É preciso que a equipe ligue o equipamento todos os dias, faça o autoteste e veja se ele está carregado. Isso pode fazer toda a diferença na hora da precisão”, argumentou.
De acordo com a gerente de enfermagem da unidade, Jaqueline de Cássia Brambila, a ação é importantíssima. “Sem dúvida faz toda a diferença, pois capacita a nossa equipe, que já atua no setor, e a deixa apta a usar os equipamentos disponíveis na unidade, principalmente diante de situação de urgência e emergência”, ratificou.

Treinamentos periódicos fazem parte do calendário de atividades com as equipes de assistência do AME, como a manutenção preventiva e corretiva de todos os equipamentos. É o que explica a gerente administrativa do AME, Karulini Polo. “Nós fazemos o trabalho educativo com cobertura de 100% durante o ano na manutenção e atualização dos aparelhos, como esse do Cardioversor. Além de manter a qualidade e funcionalidade dos nossos equipamentos, melhora significativamente o nosso serviço ao paciente”, conclui ela.

O AME Catanduva está sob gestão da Fundação Padre Albino e oferece consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias exclusivamente aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde para Catanduva e 18 municípios da região.


Galeria