FPA promove ação sobre o Dia Mundial de Higiene das Mãos em seus hospitais

Postado em: 08/05/2023


Houve exposição de amostras microscópicas bacterianas e atividades em todas as unidades. (Foto: Comunicação FPA)

As unidades de assistência em saúde da Fundação Padre Albino realizaram diversas atividades durante a semana em comemoração ao Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado no último dia 5 de maio. Organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar/SCIH , a ação ‘Se não lavar, o bicho pega! Mãos limpas salvam vidas’ teve como objetivo principal conscientizar profissionais da instituição sobre a importância da higiene correta das mãos.

Na programação, ações nos setores assistenciais das unidades dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos ocorreram com exposição de microscópio com amostras de crescimento bacteriano, nos dias 3 e 4, respectivamente; a mesma ação foi realizada no AME Catanduva no dia 5. No Recanto Monsenhor Albino colaboradores e idosos receberam orientações sobre as técnicas e a importância da lavagem correta das mãos através de ilustrações existentes em todos os dispensers de sabão e álcool em gel.

 

“O objetivo da campanha deste ano foi promover momentos com os colaboradores para troca de conhecimentos e motivação, reforçando a técnica correta da higiene das mãos e enfatizando as oportunidades de realizá-la na assistência à saúde de acordo com a OMS”, ressaltou a enfermeira Patrícia Oliveira, do SCIH. Para ela, “a valorização do profissional da saúde neste processo é fundamental, já que a qualidade da assistência depende de cada um. Por meio de atitudes, empenho e compromisso, o colaborador consegue fazer o melhor pelo próximo e mostra um trabalho de excelência”.

Palestra com Dr. Bactéria - O biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como ‘Dr. Bactéria’ ao participar do quadro "Tá Limpo" do Fantástico, da Rede Globo, e na TV Record, fez duas palestras para colaboradores dos hospitais da FPA. Com cerca de 500 participantes, de forma bem popular, Dr. Bactéria explicou os riscos de contaminação e formas de prevenção quanto ao hábito de lavar bem as mãos.

Patrícia informou que a campanha superou as expectativas pelo número de colaboradores participantes. Os profissionais de saúde também participaram ativamente nas unidades, de forma descontraída, prazerosa, divertida e interagindo com as equipes do SCIH e estudantes da área de saúde. “Uma música em forma de paródia foi elaborada pelos próprios colaboradores, enfatizando a importância do ato de higienizar as mãos, assim como colaboradores se fantasiaram de álcool gel e bactéria, o que possibilitou maior motivação e engajamento no evento”, ressaltou a enfermeira.

 
 
 
 
 
 

 


Galeria