FPA participa de encontro regional promovido pela Organização de Procura de Órgãos

Postado em: 10/08/2023


Evento em Rio Preto tratou de dúvidas enfrentadas durante o processo de doação de órgãos e tecidos. (Foto: Divulgação)

A Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes/CIHDOTT dos hospitais da Fundação Padre Albino participou do VIII Encontro das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante realizado no dia 5 de agosto na Funfarme Hospital de Base, em Rio Preto. Promovido pela Organização de Procura de Órgãos/OPO-SJRP, o encontro trouxe discussões sobre o aperfeiçoamento dos serviços de transplantes e processos para aumentar o número de captação de órgãos na região.

Esta edição serviu para estreitar os laços das CIHDOTTs com a OPO, sendo o primeiro após a pandemia. “O evento buscou a interação entre comissões visando sanar possíveis dúvidas e questões cotidianas enfrentadas durante o processo de doação de órgãos e tecidos, tão afetados pela pandemia. Trabalhamos questões através das vivências apresentadas por cada membro para melhorar nossos índices”, explicou Carlos Eduardo Mancini Gomes, enfermeiro coordenador da CIHDOTT-FPA.

O médico Dr. Jorge Valiatti participou como moderador em diversas rodadas de conversas, como da Dra. Daniela Salomão, coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes; Dr. Luiz Loraschi, advogado do complexo Funfarme, e do Dr. Fábio Guirado Dias, médico coordenador do laboratório de habilidades de simulação do complexo Funfarme. Dr. Valiatti é responsável pelas UTIs do HPA e HEC e coordenador da Comissão Intra-Hospitalar para doação de Órgãos e Tecidos.

Além do enfermeiro coordenador, também representaram a FPA os profissionais de Enfermagem Érika Fachim Esteves, Juliana Machado Dias, Laura Esteves Netto, Monize Fernanda Pretti e Luiz Carlos Ferraz.

Recentemente a OPO-SJRP apresentou um dos melhores índices do Estado no processo de doação e transplantes de órgãos. “Um dos motivos desse aumento foi a capacitação constante das equipes em todo o processo, que envolve orientar da melhor maneira possível o familiar ou ente próximo sobre a autorização para doação”, ressaltou Carlos Gomes.

 


Galeria