Transformação Lean nos hospitais - Consultores do Sírio-Libanês retornam ao HPA para continuidade do projeto

Postado em: 04/09/2023


Foto: Divulgação

Único hospital de SP habilitado para receber a padronização com focos de aprimoramento dos processos e fluxos no Centro Cirúrgico e nas Enfermarias, o Hospital Padre Albino recebeu a visita dos consultores do Hospital Sírio-Libanês para continuidade do Projeto Transformação Lean nos Hospitais. Nos dias 30 e 31 de agosto, Dr. Paulo Roberto Cavallaro Azevedo e o especialista Denis Francis Dias estiveram na unidade para apresentação das ferramentas Mapa Cirúrgico, Bate-mapa, SMED (redução de tempo) e Kamishibai no Centro Cirúrgico. Na oportunidade, o Núcleo da Qualidade do HPA apresentou os indicadores e ações implementadas com as ferramentas nas enfermarias.

Esta é a 4ª visita e o foco principal foram os fluxos e processos do Centro Cirúrgico, como explica o consultor do hospital paulistano, Dr. Paulo. “Foram dois dias de discussões intensas, onde analisamos todo o processo de solicitação de cirurgia, agendamentos, validação da agenda e mapas, além do fluxo interno durante o processo das cirurgias com as trocas de sala”, disse.

Dr. Paulo salienta a positiva adesão dos envolvidos, o que fortalece ainda mais a proposta do programa do Proadi-SUS e Ministério da Saúde que habilita hospitais de atendimento público. “O engajamento da equipe tem sido extremamente rico. Vários pontos foram levantados e várias ferramentas entregues. Agora, durante os próximos 15 dias, a equipe irá trabalhá-las procurando melhorar os fluxos de processos desse setor. Diante do entusiasmo da equipe acredito que será um sucesso muito grande nessa fase dois, assim como houve na fase um, do Lean nas Emergências”, ressaltou o médico do Sírio-Libanês.


Foto: Divulgação


Foto: Divulgação

Visita ao CCHPA
A dupla de consultores visitou o CCHPA – Centro Cultural e Histórico Padre Albino para conhecer a história do Venerável Padre Albino e seu legado deixado para Catanduva e região, como as obras em telas da Santa Casa de Misericórdia, hoje Hospital Padre Albino. “Conhecemos, com entusiasmo, toda a história do padre e da instituição, que mostra interesse em cuidar do seu passado, algo tão fundamental”, comentou o especialista Denis Dias.

Neste mês de setembro são completados 50 anos da morte de Padre Albino. A FPA está com programação para evidenciar todo o legado deixado pelo patrono. De 11 a 29, na Estação Cultura ‘Deca Ruette’, acontece a exposição “Catanduva e Padre Albino: a cidade e seu benfeitor”.


Foto: Divulgação


Galeria