Cuidado hospitalar integrado foi tema do III Simpósio de Reabilitação Física da FPA

Postado em: 25/09/2023

O processo de reabilitação do paciente desde a UTI até o domicílio foi abordado durante evento.


O simpósio reuniu 80 participantes no complexo esportivo do campus sede da Unifipa. (Foto: Comunicação FPA)

Pensando na atualização do profissional de saúde, principalmente os que estão envolvidos nos processos de reabilitação integrada do paciente internado, a Fundação Padre Albino, através dos serviços de Reabilitação e Fisioterapia, realizou o III Simpósio de Reabilitação Física.

Ocorrido na última sexta-feira (22 de setembro), o simpósio reuniu 80 participantes no complexo esportivo do campus sede da Unifipa para discutir e atualizar sobre os avanços tecnológicos e científicos em relação ao cuidado com pacientes hospitalizados.

Palestrantes de referências na área foram convidados. Mariana Nadalini de Oliveira, nutricionista do Hospital Emilio Carlos e docente do curso de Nutrição do IMES Catanduva, falou sobre ‘Terapia Nutricional na reabilitação de pacientes críticos: realmente é necessária?’. A profissional explica que pacientes que passaram por situações graves de saúde frequentemente enfrentam desafios significativos na manutenção de seu estado nutricional, o que pode afetar negativamente a sua capacidade de se recuperar. “A terapia nutricional é parte essencial do cuidado holístico que os profissionais de saúde devem fornecer a esses pacientes, contribuindo para sua recuperação bem-sucedida”, defende Mariana.

Falando sobre ‘Gestão na Reabilitação: da UTI até a Alta Responsável’, o evento trouxe Felipe Campos Ferreira, fisioterapeuta e coordenador da Equipe Multidisciplinar do Hospital de Amor – Unidade Infantojuvenil de Barretos. Felipe diz que o processo implica em coordenação eficiente entre diferentes profissionais de saúde para proporcionar a transição suave e eficaz ao longo do processo de reabilitação. “A gestão adequada nesse contexto visa otimizar os recursos, promover a qualidade do atendimento e garantir que os pacientes recebam cuidados contínuos e responsáveis até o ponto em que são considerados aptos para alta”.

“A reabilitação no contexto hospitalar envolve a integração de diferentes áreas com o mesmo objetivo, que é o olhar integral para a funcionalidade humana. Com o avanço da medicina, o cuidado com pacientes hospitalizados evolui rapidamente, tornando indispensável à atualização contínua dos profissionais de saúde”, enfatizou a coordenadora Serviço de Reabilitação, Keity Emiliene Guim

Também fizeram parte da organização do evento Bruna Gabriela de Oliveira, coordenadora Serviço de Fisioterapia/HEC; Pamela Cristina Affonso Cavaçani e Izabela Cristina Martins, coordenadoras do Serviço de Fisioterapia/HPA.


Galeria