HEC aprimora protocolos com treinamento sobre trato urinário

Postado em: 19/10/2023

Principal objetivo é capacitar os enfermeiros na prática do cateterismo vesical e prevenção de infecção do trato urinário.

 

Nos dias 10 e 11 de outubro, enfermeiros do Hospital Emílio Carlos foram atualizados em treinamento que aprimorou suas habilidades no cuidado do trato urinário. Ministrado pelas enfermeiras Erika Fachim Esteves, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, e Rosana Marcelino Braz, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a capacitação abordou práticas de cateterismo vesical, manutenção de cateteres e a aplicação de protocolos de prevenção de infecções. “O objetivo é sempre aprimorar a segurança e a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes”, frisou Érika.

Realizada nos períodos da manhã, tarde e noite, a ação contou com elementos práticos e teóricos, permitindo que os enfermeiros adquirissem conhecimento e desenvolvessem suas habilidades. “Foi realizado o uso de manequins para a prática da técnica de sondagem vesical, garantindo que os profissionais estivessem preparados para realizar o procedimento de maneira segura e eficaz no ambiente real de atendimento”, explicou a enfermeira coordenadora, detalhando que uma parte fundamental do treinamento foi a aplicação do bundle de passagem de cateterismo vesical de demora. E que esses protocolos de prevenção são cruciais para reduzir o risco de infecções relacionadas ao procedimento e garantir a segurança dos pacientes.

“Capacitar e treinar os enfermeiros sobre a realização de um procedimento tão importante como cateterismo vesical é prezar pela segurança e cuidado na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde”, afirmou a Érika.

 

Fotos: Divulgação.


Galeria