HPA e HEC participam de capacitação em farmacovigilância da ANVISA

Postado em: 24/10/2023

O objetivo do treinamento é aumentar a segurança no uso dos medicamentos por meio do sistema VigMed.

A equipe de gerenciamento de riscos dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos participou da 1ª Oficina de Trabalho e Treinamento para o uso do sistema VigiMed. Com participação de profissionais da saúde de todo o estado, o encontro foi realizado na quinta-feira (19/10) no Hospital Albert Einsten, e faz parte de um acordo de cooperação para a adoção, pelo estado de São Paulo, do sistema da Anvisa para notificação de eventos adversos relacionado ao uso de medicamentos.

Dentre os palestrantes, as presenças do diretor interno da 5ª Diretoria da ANVISA, Marcelo Mário Moreira, e de Salvador López, Oficial de Farmacovigilância no Centro de Monitoramento de Uppsala (Suécia), que é o centro colaborador responsável por apoiar o Programa de Monitoramento Internacional de Medicamentos (OMS-PIDM), da Organização Mundial da Saúde.

A participação da equipe teve intuito de aprimorar os processos de farmacovigilância nos hospitais. “O evento abordou os aspectos para uma notificação de qualidade e, por conseguinte, a segurança no uso dos medicamentos e a alimentação no sistema nacional. Para isso buscamos as orientações quanto ao programa internacional de monitoramento de medicamentos e dicionário WHODrug, e saber das experiências exitosas com o uso da VigMed”, disse Adriani Moraes, gerente da Qualidade dos hospitais da FPA. Também formaram a equipe na capital as enfermeiras da Segurança do Paciente, Raquel Bueno de Campos Garcia (HEC) e Leticia Bárbara Saturnino (HPA).

VigiMed é o sistema nacional para notificação de eventos adversos a medicamentos no Brasil. Ele é mantido pelo Uppsala Monitoring Centre (UMC), um centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) na área de monitoramento global de medicamentos. O sistema utiliza dicionários padronizados para eventos adversos (MedDra) e medicamentos (WhoDrug), o que facilita a organização e a comparação de dados.

O evento marca o início da execução do plano de trabalho do Acordo de Cooperação 01/2023, entre o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS/SP) e a Anvisa, para a utilização do sistema VigiMed com prazo de vigência de cinco anos.

Fotos: Divulgação.

 


Galeria