Alunos do Direito/Unifipa têm trabalho classificado entre os dez melhores do país

Postado em: 21/11/2023


Foto: Comunicação FPA.

Trabalho científico sobre Lei Maria da Penha foi apresentado durante o 23º CONIC.

Os alunos Rafael Aparecido Poleti e Maria Eduarda Giacon Palaoro, do curso de Direito da Unifipa, participaram do 23º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC-SEMESP) de 7 a 11 de novembro. O evento é organizado anualmente e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

Com mais de 1.200 trabalhos de diferentes áreas do conhecimento, neste ano o trabalho “Lei Maria da Penha: Políticas Públicas e seus aspectos institucionais no enfrentamento da violência doméstica”, autoria dos alunos, obteve a 10ª colocação nacional na categoria ‘trabalhos em andamento da área de Ciências Humanas e Sociais’. O projeto tem a orientação da Profa. Ana Paula Polachini de Oliveira, com apoio da Pró-reitoria de Pós-graduação e pesquisa da Unifipa.

Para Rafael, o tema proposto estimula o pensamento crítico sobre a violência doméstica e suas variantes. “Neste trabalho procuramos abordar as diversas formas de violência que hoje se instauram na sociedade, que não é somente quando há a violência física que atitudes legais devem ser tratadas a rigor. É bem mais que isso! Por isso, se faz necessária políticas públicas eficazes para combatê-las”, explica o aluno.

Maria Eduarda revela que foi uma surpresa quando soube que o trabalho estava na relação dos dez premiados. “Foi uma surpresa muito boa, pois nos esforçamos para que nosso tema fosse aceito. Eu só tenho a agradecer, pois foi por meio dos professores e da instituição que conseguimos a classificação e, claro, com ajuda da orientadora Profa. Ana Paula. Estamos muito orgulhosos de poder representar nosso curso em um congresso nacional e estar entre os primeiros”, conta ela.

Anualmente a Unifipa tem se destacado no evento, seja quanto aos trabalhos inscritos e apresentados, seja na classificação geral. Ano passado, além de trabalhos classificados, a instituição recebeu do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) o ‘Selo IES Amiga da Iniciação Científica’ que, segundo o órgão, poderá ser utilizado nos materiais de divulgação do Centro Universitário, como jornais, livros, revistas, folders, cartazes, camisas, sites, e-mails, redes sociais, emissoras de TV e afins.


Galeria