HOSPITAIS DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO COMEMORAM O DIA MUNDIAL DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Postado em: 06/05/2016
O Dia Mundial da Higienização das Mãos, comemorado no dia 5 de maio, foi celebrado pelos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino. Na ocasião, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar apresentou a nova campanha de higiene de mãos ao público interno.

O Serviço de Comunicação produziu logomarca, cartazes, flyers, adesivos, entre outros materiais. A campanha foi lançada na data comemorativa, mas deverá ser continua.

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Padre Albino, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente, ministrou um treinamento prático sobre a importância da higienização das mãos para a prevenção da transmissão das infecções, no saguão.

Na ocasião, foram disponibilizadas amostras de álcool gel para os profissionais que participaram do treinamento prático e também foi utilizada a "caixa pedagógica" para mostrar aos participantes se as mãos foram higienizadas corretamente.

No “Emílio Carlos”, os colaboradores foram recepcionados com música específica e clima de festa. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente e a equipe de enfermagem, alertou sobre a importância da higiene das mãos.

Em ambos os hospitais, a organização do evento expôs aos colaboradores uma faixa comemorativa e um painel com orientações.

De acordo com o médico infectologista, responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar – SCIH dos hospitais da Fundação Padre Albino, Arlindo Schiesari Júnior, o uso de luvas não exclui a prática de higienização. “O profissional deve higienizar as mãos antes e após cada contato com o paciente; antes e após cada realização de procedimentos, como instalação e manutenção de dispositivos invasivos; após contato com líquidos biológicos, secreções e excreções e depois do contato com superfícies contaminadas mesmo tendo utilizado a luva”, orienta.

A iniciativa é uma das práticas sugeridas pela Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente.

Galeria