HOSPITAIS DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO APLICAM O PROGRAMA 5S

Postado em: 06/06/2016
Os hospitais “Emílio Carlos” e “Padre Albino”, mantidos pela Fundação Padre Albino, apresentam o novo Programa 5S. Por meio do Controle de Qualidade Hospitalar, os colaboradores são convidados a participar da metodologia que será a base de melhorias que incluem desde a organização dos setores de trabalho até a padronização dos processos.

De acordo com a enfermeira responsável pelo projeto, Maria Cláudia Piccolo Barbosa, o programa tem como objetivo principal melhorar a qualidade dos produtos e serviços. “Com o 5S queremos educar para a simplicidade dos atos e, consequentemente, promover um ambiente de trabalho melhor, reduzir os desperdícios, prevenir os acidentes e otimizar os recursos e o espaço físico”, explica.

O Departamento de Qualidade dos hospitais da Fundação Padre Albino, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente da Fundação Padre Albino, coordenou uma especialização para 54 auditores internos do Hospital Padre Albino, no dia 11 de maio, às 10h e 15h, no Anfiteatro Padre Albino, localizado à rua Treze de Maio, 1064. Já no Hospital Emílio Carlos, a capacitação aconteceu no dia 20 de maio para 49 auditores.

Após o treinamento para os profissionais integrantes do projeto, aconteceu nos dias 16, 17, 23 e 24 de maio a apresentação do 5S para todos os colaboradores dos hospitais da Fundação Padre Albino.

O primeiro senso trabalhado foi o Seiri (Senso da Utilização). No dia 1 de junho aconteceu o Dia do Descarte no Hospital Emílio Carlos. A ação foi replicada no Hospital Padre Albino no dia 3 de junho com o objetivo da troca de materiais e/ ou eliminação de produtos desnecessários para a organização dos setores.

A metodologia 5S surgiu na década de 50, no Japão, e tem como objetivo apresentar resultados expressivos quanto à organização de setores de trabalho e padronização dos processos.

A instituição criou uma campanha personalizada com mascote e logomarca. O próximo senso a ser trabalho nos hospitais da Fundação Padre Albino é o da organização.

Galeria