HOSPITAIS DA FUNDAÇÃO PADRE ALBINO TÊM A MAIOR PONTUAÇÃO DO ESTADO NO PROGRAMA SANTA CASA SUSTENTÁVEL

Postado em: 10/01/2017
Os hospitais da Fundação Padre Albino obtiveram pela segunda vez a melhor avaliação dentre os participantes do Programa Santa Casa SUStentável do Estado de São Paulo, sendo o “Emílio Carlos” classificado como estratégico e o “Padre Albino” como estruturante.

A avaliação dos hospitais da Fundação Padre Albino acontece trimestralmente e é feita por comissões de monitoramento regional e Estadual, compostas por técnicos da Coordenadoria de Regiões de Saúde – CRS, Coordenadoria de Serviços de Saúde – CSS, Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde – CGCSS, Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira – CGOF, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS e Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – FEHOSP, sendo o último período avaliado composto pelos meses de julho, agosto e setembro. Dos 103 pontos preconizados, os hospitais “Emílio Carlos” e “Padre Albino” atingiram 93 cada, cumprindo 90,29% das exigências.

De acordo com o administrador hospitalar, Rogério Bartkevicius, os resultados evidenciam a melhoria da qualificação da gestão e assistência hospitalar. “Os hospitais da Fundação Padre Albino têm focado na qualidade da assistência, segurança e bem estar dos seus usuários por meio das diversas ações realizadas e do cumprimento de metas de desempenho que geram notas como as divulgadas”, diz.

O presidente da diretoria administrativa, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, ressalta que a Fundação Padre Albino tem buscado o reconhecimento nas diversas áreas de atuação. “Nós estamos constantemente em contato com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com o Ministério da Saúde, entre outros órgãos do poder executivo” comenta.

O programa de auxílio às Santas Casas e hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo, lançado em 2013, visa o auxílio aos hospitais filantrópicos por meio do incentivo financeiro que é concedido com o cumprimento de um conjunto de metas relacionadas aos indicadores da Resolução SS 39 de nove de abril de 2014 e classifica as instituições em três diferentes níveis: hospitais estruturantes, que são aqueles de referência em alta complexidade; hospitais estratégicos, os de média complexidade; hospitais de apoio, para atendimento e contra referência de pacientes de menor complexidade.

Entre os 44 indicadores avaliados, o atendimento de urgência e emergência referenciado; a regulação ambulatorial dos atendimentos; a efetividade das ações de humanização como, por exemplo, a visita aberta, o acolhimento com a classificação de risco, a alta responsável com a prática do projeto terapêutico singular, entre outros itens; a caracterização correta dos prontuários; a atuação de comissões hospitalares de ética médica, óbito, controle de infecção hospitalar, etc.; a aplicação de capacitações, a apresentação do balanço patrimonial, entre outros dados de produção.