PROGRAMA 5S: HPA INICIA PLANT TOUR

Postado em: 03/10/2017
No mês de setembro, a direção do Hospital Padre Albino realizou um plant tour, visita sistemática, sem data, nem hora marcada, visando reconhecer o padrão do programa 5S.

Na ocasião, o administrador do hospital, Rogério Bartkevicius e a gerente assistencial/ membro do Comitê Gestor, Adriana Bianchi Tanaka, evidenciaram as melhorias na estrutura física, sendo a equipe interna da marcenaria enaltecida pelo trabalho realizado nos diferentes setores.

Entre os setores visitados, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, o Serviço de Higiene e Limpeza e a Farmácia. Todos os setores citados realizaram alterações no layout para a melhoria do fluxo e da ambiência. Além disso, os compartimentos como, por exemplo, as divisórias e os armários foram planejados, de acordo com as necessidades das unidades, o que proporcionou mais organização.

De acordo com Rogério, grandes avanços foram percebidos. “A motivação dos colaboradores, o senso de responsabilidade das equipes, a limpeza dos espaços, entre outras melhorias, puderam ser percebidas”, conta.

O colaborador Claudemir Curan foi homenageado pelos serviços prestados e pela contribuição com a melhoria contínua.

O programa 5S é coordenado pelo Núcleo da Qualidade e trabalha os sensos da utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. A metodologia 5S surgiu na década de 50, no Japão, e propõe melhorias que incluem desde a organização dos setores de trabalho até a padronização dos processos.

Galeria