FUNDAÇÃO RELANÇA O GRUPO DE APOIO AO TRABALHADOR

Postado em: 01/12/2017
Ação integrante do Planejamento Estratégico de 2017, a Fundação Padre Albino relançou dia 28 de novembro o Grupo de Apoio ao Trabalhador (GAT), implantado pelo setor de Recursos Humanos em 2007.
De acordo com informações da gerente do RH, Cristiane Oliveira, o Grupo “tem o objetivo de capacitar o colaborador a identificar e gerenciar seu estilo de vida, motivando-o para que obtenha melhoria na qualidade de vida, bem como prevenir acidentes e doenças do trabalho, visando a sua integridade física, social e psicológica”.
Dentre as atividades desenvolvidas, Cristiane destaca a psicoterapia individual; atividades diversificadas com palestras, dinâmicas, atividades físicas, que favorecem o bem estar coletivo; orientação visando a estimulação do convívio social do individuo; apoio psicossocial; acompanhamento de funcionários afastados; visitas aos funcionários internados e visitas domiciliares e ações que interferem diretamente ou indiretamente na vida profissional. O GAT é composto por assistente social, psicóloga e educador físico, com coordenação da Enfermeira do Trabalho e da Gerente do RH.
Cristiane destaca ainda que para atingir os objetivos “é necessário que a equipe responsável pelo grupo desenvolva suas atividades com harmonia, centralizando seu trabalho na identificação dos problemas, no planejamento das estratégias a serem adotadas e na avaliação constante dos resultados obtidos, sempre em conjunto com a administração e trabalhadores da instituição”.
A enfermeira coordenadora do trabalho, Tatiane Kratuti Devitto, ressalta que “com o olhar subjetivo de cada profissional especializado, direcionaremos os funcionários às intervenções necessárias para a promoção da saúde, da qualidade de vida, realização pessoal e profissional de forma acolhedora atingindo o bem-estar físico, psicológico e social”. Ela informa que serão desenvolvidas atividades em grupo e individuais despertando a união de sentidos psicológicos/emocionais, a capacidade do corpo e o apoio social de forma afetiva e efetiva, respeitando crenças, religiões e gêneros”.
A assistente social promoverá também visitas domiciliares, hospitalares e acompanhamento ambulatorial sempre que necessário e o educador físico tem a proposta de desenvolver a ginástica laboral, atividades esportivas e recreativas em vários ambientes, melhorando o bem estar físico e mental dos funcionários.
A equipe multiprofissional do GAT – Grupo de Apoio ao Trabalhador está formada por Tatiane Kratuti Devitto, enfermeira coordenadora do trabalho; Gláucia Maria Ferreira, psicóloga; Rodrigo Sebastião Matheus, educador físico, e Helena Munhoz Martin, assistente social.



Galeria