FUNCIONÁRIOS CONCLUEM PÓS-GRADUAÇÃO PROMOVIDA PELO INSTITUTO SÍRIO-LIBANÊS DE ENSINO E PESQUISA

Postado em: 08/12/2017
No dia 29 de novembro, na Unilago, em São José do Rio Preto, foram encerrados cursos de pós-graduação promovidos pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) que integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde. Iniciados em 22 de março, os cursos tiveram a participação de funcionários da Fundação Padre Albino.
Os funcionários Marília Nogueira, Daniele Campos, Aline Pereira de Almeida e Jefferson Cavalgante de Souza, do Hospital Emílio Carlos, cursaram “Qualidade e segurança no cuidado do paciente”; os funcionários Hospital Padre Albino Jefferson Rodrigo Urbano, Fabrícia Presente e Juliana Fachin, “Qualidade e segurança no cuidado do paciente”, e Simone Trovó e Vanessa Holanda Gila, “Regulação em Saúde”. Também participaram dos cursos funcionárias do Ambulatório Médico de Especialidades Catanduva/AME Catanduva, sob gestão da Fundação Padre Albino: Renata Rocha Bugatti, gerente administrativa, no curso “Regulação em saúde no SUS”, e Drª Marcela Dias Azem de Figueiredo, gerente médica, em “Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde”. Com base nesses cursos os funcionários desenvolverão nos hospitais Emílio Carlos e Padre Albino o projeto “Baixa adesão ao uso do protocolo de identificação do paciente nos hospitais”.
A participação desses funcionários nos cursos faz parte do plano estratégico da Fundação com relação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de seu quadro de pessoal. De acordo com a Gerente de RH, Cristiane Procópio de Oliveira, “o desenvolvimento profissional objetiva aperfeiçoar as capacidades e motivação dos funcionários, a fim de torná-los membros eficientes e valiosos para a organização, fazendo com que seus bons resultados sejam contínuos”.
Todos os cursos foram voltados para profissionais que atuam diretamente na saúde pública. Os programas utilizam metodologias ativas híbridas de aprendizagem que melhor se adaptam a cada formação e que possibilitam ao profissional cada vez mais estar mais preparado para os desafios da área da saúde em constante transformação. Por meio de conteúdos teóricos, simulações de práticas e experiências em campo, permite que o aluno aumente suas oportunidades no mercado e seu networking. Toda a programação é apoiada por uma infraestrutura moderna e de alta tecnologia, havendo coordenação e participação direta de profissionais renomados do Hospital Sírio-Libanês e do mercado de trabalho em todas as atividades acadêmicas. "Estes cursos, desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde, buscam atender as necessidades atuais do SUS, como melhoria na eficiência na área de gestão ou na melhoria da qualidade e segurança no atendimento do paciente da rede pública de saúde", afirma o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, Luiz Fernando Lima Reis.
Criado em 2009, o PROADI-SUS é resultado de uma parceria do Ministério da Saúde e as entidades de saúde portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde (CEBAS-SAÚDE) e de Reconhecida Excelência. O Programa é regulamentado pela Lei Federal nº 12.101. As ações do Hospital Sírio-Libanês se enquadram neste programa e têm a aprovação e o monitoramento do Ministério da Saúde. São projetos focados em assistência, ensino e pesquisa e englobam estudos de avaliação, incorporação de tecnologias e capacitação de recursos humanos.