Artigos da Medicina são publicados no Brasil e exterior

Postado em: 14/02/2018

O artigo científico “Impacto da disponibilidade de profissional com dedicação exclusiva no processo de doação de órgãos” foi publicado no Journal of Health Sciences, vol. 19, nº 4, de 2017.

            O artigo traz a pesquisa com o impacto sobre a doação de órgãos, após contratação de profissional com dedicação exclusiva para a correta abordagem familiar, feita através de estudo descritivo, utilizando informações contidas no banco de dados de um complexo hospitalar referente aos casos notificados de potenciais doadores de órgãos para transplante no período de 6 anos, divididos em período A ( janeiro de 2008 a junho de 2012, sem profissional de dedicação exclusiva às doações) e período B (julho de 2012 a dezembro de 2015, com enfermeiro de dedicação exclusiva e especialização no processo de doação de órgãos).

            Na conclusão “observou-se que, apesar da obtenção de um maior número absoluto de potenciais doadores, 350 (período B) contra 142 (período A), as doações efetivas antes (42,2%) e após (40,8%) à contratação do profissional não acusaram diferença estatisticamente significante (p= 0,778). Tal fenômeno se deve, possivelmente, a subnotificação no primeiro período”.

            De autoria dos docentes Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga e Terezinha Soares Biscegli, dos discentes Bárbara Vidal Cavasinic, Gabriela Thevenard, Leandro de Carvalho Cagnoni e Guilherme Caparroz Franchini, dos Residentes José Alberto Fernandes da Silva Filho e Pedro José de Lima Salgueiro Silva e da Enfermeira especialista em doação de órgãos Camila Lúcia Chieratto, o conteúdo integral do artigo pode ser acessado através do link:http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/JHealthSci/article/view/3968/3716

 

Queimaduras

 

            Outro artigo científico do curso de Medicina foi publicado na Revista Brasileira de Queimaduras, volume 16 – número 2 de 2017. Com o título “Perfil epidemiológico dos pacientes idosos queimados internados em unidade de tratamento de queimados do Noroeste paulista” os autores analisaram o perfil epidemiológico dos pacientes idosos internados na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital Padre Albino.

            Trata-se de estudo transversal baseado na análise dos prontuários e do livro de registro da Unidade através de coleta de dados entre março de 2012 e março de 2013. O artigo conclui que “o conhecimento do perfil epidemiológico é importante para medidas de prevenção, que devem ser tomadas por toda a comunidade. Além disso, com o conhecimento das principais comorbidades, características das queimaduras, condutas e evolução podem ser estabelecidas melhores estratégias de tratamento para o idoso”.

            O artigo é de autoria dos docentes Manoel Alves Vidal e José Antônio Sanches, do residente do Departamento de Cirurgia Plástica Guilherme Ramos Vantine e dos alunos Ana Carolina Marin Comini, Polliany do Monte Lança, Renata Buraschi Antunes, Fábio Franco de Oliveira Júnior e Sofia Veronesi Prearo.

            O link para acessar o conteúdo completo do artigo é http://www.rbqueimaduras.com.br/details/366/pt-BR/perfil-epidemiologico-dos-pacientes-idosos-queimados-internados-em-unidade-de-tratamento-de-queimados-do-noroeste-paulista