Docente publica artigo em site de grupo editorial

Postado em: 15/03/2018

                O Prof. Dr. Jorge Luís dos Santos Valiatti, docente do curso de Medicina da UNIFIPA e diretor das Unidades de Terapia Intensiva do complexo hospitalar da Fundação Padre Albino, publicou artigo no site do grupo GEN – Grupo Editorial Nacional.

            O artigo “Ventilação com posição prona - Benefícios e cuidados” sustenta que “a posição prona tem sido usada nos últimos anos como terapia adjuvante em pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), promovendo melhora da oxigenação e diminuição da mortalidade. Inicialmente, seu uso não demonstrou impacto na sobrevida, segundo os resultados do estudo clássico de Gattinoni et al., (2001). Porém, na análise post hoc desse estudo, houve evidência de redução da mortalidade em 10 dias no subgrupo de pacientes com a relação entre pressão arterial parcial de oxigênio (PaO2) e fração inspirada de oxigênio (FiO2) < 88, o que levantou a hipótese de que os pacientes mais graves poderiam se beneficiar dessa estratégia.

            A íntegra do artigo pode ser conferida através do link http://genmedicina.com.br/2018/03/12/ventilacao-com-posicao-prona-beneficios-e-cuidados-dr-jorge-luis-dos-santos-valiatti/

            O artigo teve a colaboração do Dr. Alexandre Marini Ísola, médico intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), pneumologista pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), médico gerente do Departamento de Educação Continuada do Imed Group Brasil, coordenador nacional do curso VENUTI – AMIB e coordenador do Projeto de Ensino à Distância (EAD) – AMIB.

             Na foto abaixo, Dr. Jorge Valiatti.