Trabalho do HEC fica em 2º no 1º Fórum Somos SUStentáveis

Postado em: 17/03/2018

          No último dia 12 de março, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, foi realizado o 1º Fórum Somos Sustentáveis da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo).

 

            A Fundação Padre Albino, através dos hospitais Emílio Carlos, classificado como Estratégico, de média complexidade, e Padre Albino, classificado como Estruturante, de alta complexidade, concorreram com a apresentação de seis experiências exitosas. O “Emílio Carlos” ficou em 2º lugar na categoria "Sustentabilidade" com o programa “Gestão de custos e Processo na Assistência Hospitalar 1º Case Alta Responsável com Medicação”.

 

            O projeto, que apresentou redução de custo de R$ 300.439,22 em seis meses, melhor giro do leito, racionalização dos recursos, atendimento humanizado, redução do risco de infecção e redução do risco evolutivo, trata do consumo consciente dos insumos e redução do desperdício, uma vez que o hospital é 100% SUS, como forma de aprimorar a gestão dos recursos financeiros.

 

            “A alta responsável com medicação era um processo ativo, porém estagnado e sem critérios definidos e mensurados. Este processo foi escolhido por impactar na redução de custos e também na redução de risco de infecção hospitalar, qualidade de vida e melhoria do estado físico e mental do paciente que ficaria internado apenas para administração da medicação diária, passando a receber tratamento no conforto de sua casa, estando junto de sua família.”, descreve o case.

 

            O Fórum, que integra o Programa Somos Sustentáveis do Governo do Estado de São Paulo, recebeu a inscrição de 70 experiências exitosas e apenas três foram selecionadas para premiação. O evento contou com a participação do Secretário de Estado de Saúde, David Uip, que representou o governador Geraldo Alckmin, grande apoiador desta ação, Dr. Wilson Pollara, Secretário de Saúde da capital. Também presentes, o Dr. Accácio Borges Neto, Coordenador da CRS/SES, além de profissionais de outras coordenadorias da SES e de várias DRS do Estado.

 

 

            O evento contou com palestras de Ana Maria Malik, da FGV, Eliana Ribas, da SES/Humanização e Marisa Madi, do Instituto de Radiologia do HCFMUSP, além de apresentações de trabalhos produzidos pela melhoria da gestão nos hospitais associados. O CEALAG, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, avaliou e classificou os melhores desta forma: Qualificação da assistência e segurança do paciente: Santa Casa de Piracicaba, Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba e Irmandade do Sr. Bom Jesus dos Passos da SC de Bragança; qualificação da gestão: Irmandade da SC de Marília, Irmandade de Misericórdia de Jahú, e Santa Casa Anna Cintra de Amparo e Sustentabilidade: Santa Casa de Araçatuba, Hospital Emilio Carlos - Fundação Padre Albino e Irmandade da Santa Casa de Santos.

 

            O Presidente da Fehosp, Edson Rogatti, destacou os méritos do programa e a presença do grande contingente ao afirmar: "vieram com muito sacrifício, deslocando-se por várias horas durante toda a noite para dar um testemunho sobre o sucesso do programa SUStentáveis e que se nossos hospitais tiverem o financiamento adequado terão resultados ainda melhores nas suas gestões e continuarão a ser os parceiros mais sólidos do SUS".

 

 

 

               Na imagem abaixo, o case vencedor.