HPA realiza técnica inédita em procedimento cirúrgico

Postado em: 22/03/2018

O Hospital Padre Albino de Catanduva realizou, no dia 6 de março, o procedimento ressecção microcirúrgica de tumor cerebral com a utilização de um neuronavegador. A intervenção cirúrgica ocorrida com o equipamento é inédita na cidade.

O aparelho de neuronavegação possibilita, através de esferas marcadoras reflexivas, a identificação da lesão dentro da caixa encefálica do paciente nos planos sagital, reta e transversal, com margem de segurança de apenas um milímetro, permitindo que o cirurgião faça abertura menor e precisa no local da lesão. “O neuronavegador contribui na manipulação do cérebro do paciente, diminuindo o trauma de neuroanatomia, encurtando o tempo cirúrgico e resultando em menor comprometimento de áreas cerebrais não lesionadas”, informou o neurocirurgião Alexandre Haddad de Souza, realizador do procedimento.

A cirurgia, acompanhada por dois técnicos de neuronavegação, foi realizada na paciente do Hospital Escola Emílio Carlos, C.S.S, 71 anos, para a retirada de tumor cerebral de linhagem benigna, de 2,7 cm de diâmetro, próximo a torcula. Ela encontra-se internada na enfermaria do HPA e estável. A cirurgia foi realizada através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O neuronavegador foi cedido gratuitamente pela Dpi Implantes para a realização da cirurgia piloto por se tratar de uma região de risco altamente vascularizada. A técnica já vem sendo usada no Brasil há 10 anos e o equipamento não pertence a Fundação Padre Albino. 

Estiveram envolvidos no procedimento o neurocirurgião Dr. Alexandre Haddad de Souza, o neurologista Dr. Manoel de Souza Neto, os intensivistas Dr. Jorge Luís do Santos Valiatti e Dr. Júlio César Fornazari, o clínico Dr. Francisco Carlos de Lucca, o anestesista Dr. Igor Lopes da Silva, o residente de anestesiologia Henrique Freitas Coutinho, o discente do 6º ano de medicina Vinícius Dantas Almeida, os técnicos de neuronavegação Jonas Augusto e Cirlândio Gonçalves Medina, a coordenadora do Centro Cirúrgico Fabrícia Presente, a enfermeira responsável pelo Setor de OPME  (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) Ariane Sanches e a técnica de enfermagem Alexandra Forte.

 


Galeria