Direito realiza sessão simulada de mediação

Postado em: 05/04/2018

Protagonizada pelos alunos do segundo ano, o curso de Direito da UNIFIPA realizou sessão simulada de mediação dia 03 de abril último, a partir das 19h00, no Salão do Júri do Câmpus São Francisco.

A atividade foi oferecida pelo CEPRAJUR (Centro de Prática Jurídica), por meio da Clínica de Mediação, Conciliação e Arbitragem e contou com a participação dos alunos do segundo ano B do curso, que se prepararam durante três semanas, discutindo e resolvendo um caso hipotético envolvendo uma sucessão de empresas.

Para atingir o objetivo, os alunos estudaram vários princípios de Direito Empresarial e regras de sucessão hereditária, aplicando-os ao caso formulado. Cada estudante representou o papel de uma das partes envolvidas no conflito e que normalmente participam em uma mediação, ou seja, as partes e o mediador ou conciliador e advogados, formulando suas teses e argumentando em prol de seus clientes e ou propondo soluções para o conflito.

“A Clínica de Mediação, Conciliação e Arbitragem oferece aos alunos a oportunidade de discutir e conhecer as técnicas de solução extrajudicial de conflitos, uma forma de atuação do profissional de Direito que ganhou nova roupagem com a entrada em vigor do Novo Código de Processo Civil e que tem por objetivo evitar as custosas demandas judiciais em ações cujo objeto seja a violação de direitos disponíveis”, explicou o coordenador do Ceprajur, Prof. Me. Donizett Pereira.

De acordo com Donizett, ainda, “conforme foi amplamente mostrado, de forma até assustadora, no recente julgamento de habeas corpus pelo STF, dia 04 de abril, o Poder Judiciário aglutina um volume de processos extraordinário, que impede uma prestação de serviço público eficiente e os profissionais do Direito devem estar preparados para a via alternativa da solução extrajudicial, com seu alto potencial de resolutividade”.

Na mesma ocasião e aproveitando a oportunidade, os alunos protagonizaram uma audiência simulada com a mesma hipótese estudada, ampliando os papéis para que nela também fossem representados juízes e serventuários da justiça.

 

 

 


Galeria