Fake news é tema de palestra de docentes do Direito

Postado em: 29/05/2018

           Os professores Marcos Melo e Beatriz Trigo, do curso de Direito da UNIFIPA, foram convidados a ministrar palestra sobre o tema “Fake news e suas implicações no Direito” pela Diocese de Catanduva em evento no dia 24 de maio, no Centro do Professorado Paulista (CPP). Segundo os professores, Fake news são “notícias falsas distribuídas com a finalidade deliberada de desinformação ou boato via jornal, impresso, televisão, rádio ou internet, como nas mídias sociais, dificultando a cobertura profissional da imprensa e tornando mais difícil para os jornalistas cobrirem notícias significativas”.

            De acordo com relatório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), “as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente” e para a Profª Beatriz Trigo, “o principal problema se dá quando ocorre um conflito de direitos, quando a informação afeta a honra e a intimidade das pessoas”.

            O Poder Judiciário é o responsável por decidir sobre conflitos relacionados a qualquer conteúdo na internet que ofenda um cidadão em particular ou um grupo social específico. Quem se sentir ofendido deve denunciar ao provedor de conexão da qual a página pertence ou a publicação do insulto. Os professores ainda deram dicas para os internautas não serem enganados nem compartilharem falsas notícias. “Leia atentamente a matéria e desconfie das manchetes; verifique com atenção a formatação das notícias, atenção às datas de publicação e o autor, confira a notícia e o site que a publicou, confrontando-a em sites conhecidos e de credibilidade e jamais compartilhe uma notícia em caso de dúvida”.

 


Galeria