Fundação e Prefeitura iniciam ação nos bairros no Bom Pastor

Postado em: 29/05/2018

           A Prefeitura do município e a Fundação Padre Albino iniciaram na manhã do dia 26 de maio, na Praça Esportiva e Cultural “Irmãos Jô e Bi”, no bairro Bom Pastor, a atividade “Ação nos bairros: Fundação Padre Albino e Prefeitura de Catanduva comemorando os 100 anos com a população”. Das 9h00 às 12h00, departamentos da Fundação e secretarias do município orientaram, atenderam e ofereceram atividades esportivas e de lazer à população.

            Pela Fundação Padre Albino, o AME Catanduva conscientizou sobre a ausência às consultas e exames naquela unidade; o curso de Administração, através da FAECA Junior, orientou sobre orçamento doméstico; o curso de Biomedicina informou sobre HPV, hepatites, linfoma, diarreia infantil, fez triagem de indicações de doenças hematológicas, tipagem sanguínea, teste de glicemia, aferição de pressão, apresentou produtos fitoterápicos produzidos no curso e deu explicações sobre seu uso; o curso de Direito divulgou a cartilha “Mensalinho contra a corrupção”; os cursos de Educação Física – Bacharelado e Licenciatura fizeram mais de 50 avaliações físicas (percentual de gordura; índice de massa corporal; relação cintura-quadril; flexibilidade e análise postural); o curso de Enfermagem, através da Liga de Segurança do paciente, orientou e demonstrou a correta higienização das mãos para prevenção de doenças; o curso de Medicina, através das Ligas de Endocrinologia e Diabetes e de Medicina da Família e Comunidade, orientou sobre hipertensão e diabetes e o curso de Pedagogia promoveu brincadeiras e atividades pedagógicas com crianças.

            O Hospital Emílio Carlos, em parceria com o Comitê do Idoso, mostrou as dificuldades de um idoso no dia a dia, pois as pessoas andaram sobre colchões, com andador e óculos com lentes grossas que dificultavam a visão, simulando a sensação de caminhar com dificuldade. A prevenção de feridas em pessoas acamadas foi abordada pelo Hospital Padre Albino, que orientou os interessados como cuidar desses pacientes. O Padre Albino Saúde (PAS) levou uma oftalmologista para orientar sobre acuidade visual, educadores físicos para atividade de slackline para crianças e ginástica funcional, nutricionista para orientação nutricional e realizou atividade com bexigas.

            As atividades da Prefeitura foram realizadas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, com escultura em balões; Secretaria de Saúde, com ação educativa de combate à dengue; Secretaria de Assistência Social, com campanhas sociais com distribuição de folhetos e abordagem; Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, com orientação sobre queimadas, coleta de volumosos, descarte irregular e plantio de mudas, com doação, e Secretaria de Cultura, com o Centenário móvel, Biblioteca itinerante e artesanato em E.V.A.

            Moradora no Solo Sagrado I, Maria da Conceição passou por todos os atendimentos e orientações e disse que foi muito bem atendida, achando tudo ótimo. Rosângela Maria da Costa André, moradora do Pachá, também achou importante e interessante a ação, com o que concordou Maria Braga, do Bom Pastor, acrescentando que tudo estava bem organizado e ela pode aprender muitas coisas. Já Célia dos Santos Ribeiro, também do Bom Pastor, aproveitou e fez vários exames.

            Essa ação também será realizada nos meses de junho, agosto, setembro e outubro em locais públicos de diferentes bairros de Catanduva.

           

 

 

 

 


Galeria