Alunos participam do exame OSCE

Postado em: 31/07/2018

Os alunos do curso de Medicina da UNIFIPA participaram no mês julho de mais um exame avaliatório com base no método internacional “Objective, Structured Clinical Examination (OSCE)”. A prova prática tem como objetivo avaliar as habilidades adquiridas pelos acadêmicos perante as possíveis situações clínicas que enfrentarão. O exame faz parte das diversas ferramentas avaliatórias que a instituição utiliza no decorrer da graduação.

 

Os alunos são submetidos obrigatoriamente à avaliação tipo “OSCE” em dois períodos do ano - primeiro semestre para alunos da 6ª série e segundo semestre para a 4ª série, ambas avaliadas com notas de zero a dez, sob supervisão e avaliação dos professores. O exame é constituído por uma prova prática que conta com ambiente controlado simulando casos clínicos e atividades ligadas à Pediatria, Saúde da família, Saúde mental, Clínica médica, Saúde da mulher e Cirurgia.

 

Para o Prof. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga, esse método atualizado de avaliação favorece o acadêmico e a instituição. “O aluno e os professores estão em contínuo aprimoramento da aprendizagem. Já a instituição está na preparação dos estudantes para as provas práticas de Residência Médica, já que a avaliação OSCE é desenhada nos mesmos moldes”, salienta.

 

Iniciado em 2014 para avaliação de habilidades e competências dos alunos do ciclo do Internato (5ª e 6ª séries), a partir de 2015 o OSCE foi ampliado para a 4ª série como forma complementar de avaliação do ciclo básico (foto abaixo). Ao todo mais de 60 graduandos participaram das avaliações no dia 04 de julho último.

 

 

 

 

 

.