Pesquisa de docente da medicina será publicada na revista da Sociedade Brasileira de Oftalmologia

Postado em: 17/08/2018

A maior revista oftalmológica do país, da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, aprovou a publicação de pesquisa sobre glaucoma da Drª Maria Elizabete Jimenes de Campos, docente do curso de Medicina da UNIFIPA. Nesse trabalho foram revisados os registros de prontuários de 943 pacientes portadores de glaucoma, listados pelo Centro de Processamento de Dados do Hospital Padre Albino e acompanhados no Ambulatório de Glaucoma do Hospital Emílio Carlos (HEC), no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. Desta revisão, apenas 420 casos preenchiam os critérios para diagnóstico de glaucoma severo e, sendo assim, foram excluídos da pesquisa os 523 casos restantes.

Com estudos desenvolvidos no Departamento de Oftalmologia, os prontuários de portadores de glaucoma severo foram acompanhados no ambulatório do Hospital Emílio Carlos. Os resultados obtidos pela pesquisa abrem novos panoramas para o controle da doença.

A principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo está diretamente relacionada ao glaucoma. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, somente no Brasil cerca de 1,2 milhões de portadores da doença, que leva a lesões no nervo óptico e a perda progressiva da visão, ficaram cegos.

Com ampla experiência na área de medicina e ênfase em cirurgia oftalmológica, atuando em mutirões de catarata e glaucoma, Drª Maria Elizabete iniciou pesquisas com pacientes diagnosticados com a doença com o objetivo de compreender os altos índices de acometimento da visão e desenvolver novas formas de tratamento e associações medicamentosos para controle da PIO (Pressão Intraocultar).

Ao todo, participaram da pesquisa 420 pessoas com idades entre 16 e 62 anos, de Catanduva e região, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. Os pacientes foram orientados de acordo com a severidade da doença e tratados com uso de colírios em métodos de associação. O estudo permitiu concluir que cerca de 3/4 dos pacientes conseguiram o controle da pressão intraocular com o uso de um ou no máximo dois colírios associados, rompendo o ciclo de perda progressiva da visão.

Os resultados e conclusões dos estudos desenvolvidos, então, foram submetidos e aprovados para a publicação na RBO - Revista Brasileira de Oftalmologia. Bimestralmente e ininterruptamente publicada desde 1942 pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a revista representa grande prestígio na comunidade médica e tem como missão colaborar na divulgação da prática, da pesquisa e do ensino.

            No trabalho de pesquisa, Drª Maria Elizabete contou com a colaboração do Dr. Felipe Biscegli Cid, médico graduado pela Faculdade de Medicina de Marília e plantonista do Pronto Socorro Municipal de Itajobi/SP, e de Álvaro Alves de Campos Neto, acadêmico de Medicina da Universidade Brasil, de Fernandópolis/SP.

Foto: Drª Maria Elizabete Jimenes de Campos

 


Galeria