Ligas da Medicina realizam ações no Dia nacional de combate ao fumo

Postado em: 29/08/2018

No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), as Ligas de Pneumologia e Terapia Intensiva (LPTI) e Medicina da Família e Comunidade (LMFC) do curso de Medicina da UNIFIPA realizaram ações antitabagismo no Hospital Emílio Carlos durante toda a manhã. Ao todo, cerca de 40 alunos de Medicina promoveram conscientização junto aos pacientes, além da realização de teste de espirometria, aparelho capaz de medir a capacidade de ventilação pulmonar. 

As atividades foram coordenadas pelas líderes acadêmicas das ligas Ana Laura Batista Guimarães e Maria de Lourdes Alves Fávaro, com a coordenação do professor e pneumologista Renato Eugênio Macchione. Os estudantes orientaram sobre os malefícios do fumo com folhetos e cartazes os pacientes que aguardavam consultas agendadas na recepção do hospital.

Os testes para medir a capacidade de ventilação pulmonar também chamaram a atenção dos pacientes, que fizeram fila para o exame. Segundo a representante do laboratório que realizou os testes de triagem, Kelly Vecchi Molina Cruz, no período entre 7h00 e 11h00 da manhã cerca de 50 testes foram realizados, sendo que destes seis apresentaram alterações no volume expiratório.

Os pacientes que tiveram alterações das equações de referência no teste de espirometria foram encaminhados para uma segunda avaliação. Nesta etapa, além de checar o histórico familiar e pessoal do fumante, exames complementares com aparelhos específicos foram realizados e posteriormente consultas serão agendadas para esclarecimentos clínicos.

A acompanhante de paciente Inês Amiante, de 54 anos, reforça a importância das ações de conscientização e esclarecimento promovidas pelas ligas acadêmicas da Medicina da UNIFIPA. “É muito importante a realização de dias especiais como este para que a população saiba dos perigos que o cigarro causa para a saúde. Estão de parabéns todos os futuros médicos que tiveram a iniciativa de realizar esse evento”, elogia Inês.

Além das ações realizadas em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito com a abordagem cognitivo-comportamental necessária para que o fumante possa ter condições de enfrentamento do problema. Em Catanduva, os tratamentos são feitos através do Programa de Controle ao Tabagismo, coordenado pelo Dr. Renato Macchione no Centro de Reabilitação Integrado (CRI). A unidade está localizada na Rua Aracajú nº 285, centro, telefone (17) 3525-0900.

 


Galeria