Biomedicina faz visita solidária a pacientes do HEC

Postado em: 19/09/2018

Durante a manhã e tarde do dia 17 de setembro, o curso de Biomedicina da UNIFIPA realizou visita solidária aos internos do Hospital Emílio Carlos (HEC). A ação fez parte da programação da XXVII Semana Monsenhor Albino – 2018.

A equipe de humanização formada por dois docentes e uma aluna realizou as visitas em dois períodos. Pela manhã, das 9h00 às 11h00, o grupo visitou a Quimioterapia e das 14h00 às 16h00 a visita foi para os pacientes da Enfermaria – totalizando quatro atendidos.

A discussão sobre a humanização do sistema de saúde vem ganhando destaque, como um tema essencial para o aprimoramento da qualidade do relacionamento humano dentro do ambiente hospitalar. Os avanços tecnológicos na área médica são necessários, porém o resultado desta ação leva ao esquecimento da visão do ser humano.

Para o Prof. Daniel Gonçalves, responsável pela ação, é fundamental que haja o acolhimento e suporte emocional aos pacientes, diante de diagnósticos críticos ou tratamentos prolongados. “É muito importante que as pessoas que estejam nesta situação possam ter alguém para conversar, desabafar e receber afeto. Muitos familiares acabam se distanciando desta parte emocional do doente e nós tentamos suprir essa ausência”, ressalta.

 


Galeria