Direito UNIFIPA está entre os que mais aprovam no interior do Estado, de acordo com exame da OAB

Postado em: 05/10/2018

O curso de Direito da UNIFIPA conquistou no XXV Exame de Ordem Unificado/OAB excelente colocação no ranking do índice de aprovação dos estudantes entre as universidades particulares do Estado de São Paulo. O percentual de aprovação na prova foi de 32,18%, superando cursos de Direito de São José do Rio Preto, Araraquara, Votuporanga, Ribeirão Preto, entre outros. A prova foi aplicada para formandos do último ano da graduação (quinto ano) e alunos já formados, mas que não atingiram a aprovação.

 

O Exame de Ordem é uma avaliação a que se submetem, por força de lei, graduandos e graduados em Direito, por meio do qual demonstram suas capacitações, conhecimentos e as práticas necessárias ao exercício da advocacia. O índice alcançado neste último exame pelo Direito UNIFIPA representa número expressivamente superior à média nacional, que ficou em 18,99%, e o resultado estadual, que não ultrapassou 16,51%. Com estes resultados, a UNIFIPA consolidou mais uma vez a sua permanência entre as melhores privadas do interior do Estado, num ranking que considerou a posição de ano menos 27 faculdades particulares do Estado.

 

Segundo o coordenador, Prof. Dr. Luís Antonio Rossi, o curso de Direito da UNIFIPA vem ao longo da graduação preparando seus alunos para a aprovação nas provas da OAB e mercado de trabalho, além do investimento maciço na capacitação dos docentes da instituição. “Os resultados positivos são fruto de uma política de valorização do conhecimento, fincado na solidez do tripé ensino, pesquisa e extensão. Um ensino de qualidade reflete imediatamente nas avaliações deste porte”, salienta Rossi.

 

Ainda de acordo com o coordenador, os resultados deste exame são ainda mais expressivos quando examinados apenas na perspectiva dos graduandos, estudantes quintanistas que ainda não concluíram a graduação, aos quais a prova também é facultada. Quando considerados apenas os graduandos que prestaram a prova, o índice de aprovação é ainda maior e isto em relação a estudantes que ainda não finalizaram o quinto ano, ou seja, ainda concluíram a graduação, para os quais o curso tem oferecido intensas atividades aplicadas, com o objetivo de solidificação do aprendizado.     

 

CONCEITO MEC O excelente desempenho do curso no ENADE 2012 culminou com a atribuição, pelo MEC, de nota 5 (cinco) no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que representa a maior nota possível. Este resultado foi também confirmado por visita in loco de comissão especialmente designada pelo MEC no final de 2014, com divulgação oficial do conceito máximo no ano de 2016.  “Estas conquistas são resultado da disposição da Fundação Padre Albino, coordenação, docentes e funcionários em manter um curso de excelente qualidade, aliado a uma estrutura que possibilite ao corpo discente vivenciar o Direito em sua mais alta dimensão”, finalizou Rossi.