Células-tronco será tema de palestra da Biomedicina

Postado em: 09/10/2018

O curso de Biomedicina da UNIFIPA promove no dia 26 de outubro palestra sobre Células-tronco e Medicina Regenerativa, em parceria com a empresa R-Crio, de Campinas/SP. O objetivo central está no desenvolvimento de um cenário ainda mais favorável para o estabelecimento de parcerias com instituições nacionais e internacionais no desenvolvimento de pesquisas. As atividades serão realizadas às 19h30, na sala D16, para alunos e professores dos diversos cursos de saúde do Centro Universitário Padre Albino.

A palestra será ministrada pelo fundador e presidente da R-Crio, Dr. José Ricardo Muniz Ferreira, graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), especialista em Periodontia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestre em Implantologia Oral pela Universidade do Grande Rio, doutor em Ciência de Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia - IME/RJ, e membro da International Society of Stem Cell Research (ISSCR) e da International Society of Cellular Therapy (ISCT).

Já no dia 27, os pesquisadores José Ricardo M. Ferreira e Marcos Meneghim, também da R-Crio, estarão disponíveis para conversação com coordenadores e docentes visando estabelecer parcerias no desenvolvimento de cursos de aperfeiçoamento e estágio supervisionado na área de células-tronco. “Desde a aprovação da Lei de Biossegurança, em 2005, os estudos com células-tronco têm se intensificado e estão na fronteira do conhecimento, dando uma grande esperança para o tratamento de doenças degenerativas ou genéticas”, disse a coordenadora do curso de Biomedicina da UNIFIPA, Profª Drª. Ana Paula Girol. 

Empresa R-Crio Fundada em 2013, a R-Crio é um Centro de Tecnologia Celular especializado em isolamento, expansão e armazenamento de células-tronco obtidas a partir da polpa de dente. Sediada em Campinas (SP) e com uma rede de credenciados de abrangência nacional, coloca-se na vanguarda do modelo de bancos de células-tronco mesenquimais.