Editora aprova publicação de artigos científicos de docentes e egressas do curso de Enfermagem

Postado em: 17/10/2018

 A Editora Atena comunicou a aprovação e o aceite à publicação de artigos científicos de docentes e egressas do curso de Enfermagem da UNIFIPA que irão compor os capítulos do livro eletrônico "Fundamentos da Enfermagem", com divulgação programada para janeiro de 2019. O livro é produção não comercial especializada em publicações de relatórios pós doc, teses, dissertações, monografias, TCCs e artigos na área de enfermagem, tendo como missão a difusão do conhecimento.

Dois artigos foram submetidos à análise criteriosa feita por membros do Conselho Editorial da Atena, de forma isenta, com o método de julgamento “pares-cegas”, também chamado revisão paritária ou arbitragem. Essa avaliação consiste na análise das obras por diversos especialistas do mesmo escalão, mantendo o anonimato do autor, evitando, assim, fraudes e julgamentos tendenciosos para autores ou corporações.

O artigo "O processo de Enfermagem na Assistência à Síndrome de Ondine”, de autoria de Maria Cláudia Parro, coordenadora do curso de Enfermagem; João César Jacon, docente do curso; Marcela Pereira de Sá, Enfermeira do Hospital Escola Emílio Carlos/egressa curso; Roberta Bistafa, Enfermeira do Hospital Escola Emílio Carlos/egressa do curso de Enfermagem, explorou o papel da Enfermagem na síndrome da hipoventilação central congênita (CCHS), doença genética raríssima causada por uma mutação no gene PHOX2B localizado no cromossomo 4, que gera desordem no sistema nervoso central desativando o controle automático da respiração durante a fase REM do sono.

Já o artigo “Tutorial para elaboração de diagnósticos de Enfermagem: uma proposta educacional virtual", autoria de João César Jacon e Maria Cláudia Parro, aborda o tutorial para elaboração de diagnósticos de enfermagem utilizando o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como ferramenta. “Os diagnósticos de enfermagem, como parte integrante deste processo, representam o julgamento clínico das condições de saúde dos pacientes contribuindo para a interação entre terminologia baseada em evidências da prática clínica e tomada de decisão”, explica a Profª Drª Maria Cláudia Parro. De acordo com ela, ainda, a pesquisa teve metodologia aplicada, de produção tecnológica, descritiva e exploratória, com seu desenvolvimento voltado para uma ferramenta facilitadora e complementar ao ensino do processo de enfermagem.