Mais de 50 por cento da população tem excesso de peso

Postado em: 22/10/2018

              A Liga de Endocrinologia e Diabetologia do curso de Medicina da UNIFIPA realizou no dia 18 de outubro, no saguão do Hospital Emílio Carlos, avaliações de peso e medidas alusivas ao Dia Mundial da Obesidade, comemorado no dia 11 do mesmo mês.

            O presidente docente da Liga, Dr. Marino Cattalini, e alunos integrantes da Liga, avaliaram cerca de 40 pessoas, entre funcionários e pacientes. A mesma campanha foi realizada no sábado, dia 20, no Poupatempo, com 80 pessoas avaliadas.

            Em 2016 foi registrado que mais de 50% da população tem excesso de peso. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (ABESO) existe uma projeção de que no mundo “em 2025 pode haver cerca de 2,3 bilhões de adultos com excesso de peso, sendo mais de 700 milhões com obesidade. O número de crianças com sobrepeso e obesidade poderá chegar a 75 milhões”.

 

Hábitos

            É preciso iniciar uma mudança hoje para viver mais e melhor e a ABESO destacou hábitos direcionados para as crianças: “fazer uma hora de atividade física de moderada a intensa todos os dias; consumir pelo menos cinco porções de frutas e verduras diariamente; antes dos dois anos de idade não expor a criança a tevês, tabletes ou smartphones e após os dois anos o tempo máximo de tela não deve ultrapassar 2 horas/dia e o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar, não devem fazer parte da rotina alimentar”.




Galeria