Enfermagem desenvolve atividade pelo Setembro Amarelo

Postado em: 23/10/2018

Durante a segunda semana de setembro, o curso de Enfermagem da UNIFIPA promoveu ações de conscientização contra o suicídio como parte da programação nacional do Setembro Amarelo. Desenvolvidas por alunos do 4º ano da graduação, as atividades se concentraram na Unidade de Saúde da Família do Jardim Alpino. A campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, visa promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema, alertando a população.

 

De acordo com a coordenadora das atividades e docente do curso de Enfermagem, Profª Aline Fiori dos Santos Feltrin, os casos de tentativa de suicídio têm aumentado a cada ano, principalmente entre jovens e adolescentes. “No Brasil é registrada uma morte por suicídio a cada 45 minutos. Por isso é um problema de Saúde Pública que deve ser abordado de maneira responsável”, disse.

 

Durante o evento, a população foi convidada a refletir sobre os mitos da tentativa de suicídio. Profª Aline informou que as alunas apresentaram afirmativas falsas sobre o suicídio aos participantes da ação: “As pessoas que ameaçam se matar não fazem isso; querem apenas chamar a atenção”. “Quem quer se matar não avisa”. “A pessoa que pensa em suicídio quer morrer”. “É mente vazia, falta de Deus”. “Conversar sobre o suicídio encoraja o suicídio”.

 

Para a professora, “conversar sobre o suicídio de maneira responsável sensibiliza toda a comunidade a perceber os sinais de sofrimento de seus familiares, amigos e conhecidos prevenindo, assim, o ato extremo”. Além dessas reflexões, os alunos apresentaram relatos de casos de superação ao suicídio.

 

 


Galeria