Dia Nacional do Doador de Órgãos: FPA supera índice de 2017

Postado em: 23/10/2018

No dia 27 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Órgãos e após a divulgação da campanha de conscientização, lançada pelos hospitais da Fundação Padre Albino, o número de doações dobrou em apenas dois meses.

De acordo com dados da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos dos Hospitais Emílio Carlos e Padre Albino, foram registrados até o dia 24 de setembro de 2018, 67 doadores de órgãos, em um total de 10 fígados, 1 pâncreas, 20 rins e 114 córneas doadas; enquanto os registros apontam para 28 doadores em 2017, 37 doadores em 2016 e 25 doadores em 2015.

Os hospitais “Emilio Carlos” e “Padre Albino” realizam o acolhimento dos familiares dos possíveis doadores internados, após a notícia do falecimento. Uma equipe multiprofissional de forma humanizada oferece a possibilidade da doação, lembrando que a decisão é familiar. O Hospital Padre Albino é referência na região em captações de órgãos e também é habilitado para o transplante de córneas.

 “Familiares com até 2º grau de parentesco podem autorizar a doação. Não é necessário deixar nada por escrito. Documentos em nossa legislação atual não são válidos. Por isso, a necessidade de comunicar à família do desejo em ser doador é tão importante”, informou a Comissão Intra-hospitalar, completando que “a doação de órgãos não interfere no velório e sepultamento, tampouco na aparência e os procedimentos são totalmente custeados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, ou seja, não há gastos para a família que doou, nem para o receptor. É um ato de generosidade e empatia”.

 

No dia 27 de setembro, a Fundação Padre Albino realizou o IV Simpósio de Doação de Órgãos no Anfiteatro Padre Albino, como forma de preparar e conscientizar os profissionais da saúde sobre a importância da abordagem no momento de falar sobre doação de órgãos.


Galeria