Administração promove projeto de extensão voltado à consciência negra

Postado em: 07/11/2018

No dia 29 de outubro, às 21h, foi realizado, no Câmpus São Francisco, pelo curso de Administração da UNIFIPA, o projeto de extensão "A arte como estímulo à reflexão sobre os direitos humanos e cidadania”, com o objetivo de provocar a reflexão e o debate interdisciplinar sobre questões ligadas à defesa dos direitos humanos, com ênfase nas questões étnicas raciais do país, além do exercício da cidadania. O evento, coordenado pela Profª Maria Tereza de França Roland, teve a participação de alunos do 1º ano da graduação e a presença de mais de 55 pessoas.

Inicialmente foi realizada atividade de sensibilização, com a projeção do vídeo Doll Test – Os efeitos do racismo em crianças. Em seguida, proposta a leitura da crônica O Racismo, de Luís Fernando Veríssimo, e, por fim, os alunos se reuniram em grupos para debater os textos e posicionar-se em relação às provocações suscitadas pelo vídeo e pela crônica.

A programação contou com quatro eventos que englobaram leituras preparatórias e a seleção de uma obra artística (cinema, pintura, música, literatura, teatro etc.) instigadora para motivar o debate e estimular a reflexão acerca dos conceitos de etnia, raça e racismo, assim como as raízes históricas e as características específicas do racismo e de atitudes discriminatórias presentes no cotidiano da sociedade brasileira.

Além de fazer parte do projeto de extensão, o evento marcou o início das comemorações do mês da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, e tem por objetivo promover a reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos negros no País. A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares.

 

 

 


Galeria