Fundação Padre Albino realiza Semana da Humanização

Postado em: 22/11/2018

Os hospitais Emílio Carlos e Padre Albino, mantidos pela Fundação Padre Albino, em parceria com o Ambulatório Médico de Especialidades – AME Catanduva, Centro Universitário Padre Albino – UNIFIPA, Padre Albino Saúde e Recanto Monsenhor Albino, promoveram gratuitamente o 7º Simpósio de Humanização nos dias 23, 24 e 25 de outubro no Anfiteatro Padre Albino, localizado à rua Treze de Maio, 1064, Centro, em Catanduva.

A intenção da equipe organizadora foi difundir o conceito das políticas nacional e estadual de humanização e sensibilizar os profissionais de saúde da região.  No dia 23 de outubro, no período da manhã, aconteceu um encontro sob o tema “Corresponsabilidade x Integralidade do Cuidado” com apresentação das seguintes experiências exitosas:

 

 

            Já no dia 24 de outubro, das 9h às 11h30, os inscritos participaram de painel sobre a cogestão da clínica e do cuidado para a organização da alta hospitalar, tendo como referência a experiência do Hospital Estadual Américo Brasiliense – HEAB e Ambulatório Médico de Especialidades – AME, que recebeu a premiação de melhor internação humanizada em 2014, segundo usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, através de Pesquisa de Satisfação do Usuário desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde – SES. Instituição acreditada pela Organização Nacional de Acreditação – ONA – nível 2.

 

            A médica neurologistamestre em gestão de organizações de saúde – FMRP/USP e diretora de atenção à saúde do HEAB/AME, Dra. Maisa Cabete Pereira Salvetti, destacou a importância do profissional médico no processo da alta, seja complexa ou não.

 

            A assistente social, mestre em saúde na comunidade – FMRP/ USP, especialista em gestão em saúde pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e coordenadora de equipe multiprofissional do HEAB/ AME, Cleice Levorato, ressaltou a humanização como política de saúde pública esclarecendo as divergências em relação ao tema.

 

            Já a psicóloga do HEAB/AME e mestre em saúde na comunidade –FMRP/USP, Patrícia Sanchez, falou sobre a utilização de grupos temáticos para a promoção em saúde, no âmbito ambulatorial e hospitalar.

             No dia 25 de outubro, a equipe da Maternidade recepcionou as gestantes da microrregião de Catanduva por meio do projeto de humanização “Visita da gestante à Maternidade”, tendo também a participação especial de colaboradores da instituição para a transmissão do conhecimento adquirido, além de profissionais do Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto SP e Santa Casa de Jales SP, que estiveram no hospital para uma visita técnica.

            Na mesma data o violista Moacir Júnior tocou para os pacientes que passavam por atendimento em diferentes departamentos da Fundação Padre Albino.

A semana foi coordenada pelos Centros Integrados e Grupos de Trabalho de Humanização dos departamentos da Fundação Padre Albino, que assim como o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde têm o objetivo de transformar o modo de se fazer assistência com humanização.


Galeria