Simulação realística melhora segurança e desempenho de alunos de Medicina

Postado em: 12/12/2018

O curso de Medicina da UNIFIPA, através da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia, iniciou este ano projeto de monitoria voluntária para manuseio correto do simulador de maternidade e nascimento neonatal (NOELLE S550) no Laboratório de Habilidades em Emergências Médicas (LAHEM). Dividido em duas etapas, capacitação de monitores e auxílio aos alunos do 3º e 4º anos, o projeto visa desenvolver habilidades em relação ao exame ginecológico, condução do trabalho de parto, suas complicações e recepção do recém-nascido.

 

“O aprendizado de habilidades e simulação realística mostra-se muito mais eficiente quanto à fixação dos conteúdos, além de permitir que os alunos aprendam a técnica adequada para obterem melhor segurança e desempenho durante as atividades práticas nos estágios”, afirmou a docente responsável, Profª Drª Denise Gonzales Stellutti de Faria, ressaltando a importância do projeto.

 

A Ginecologia e a Obstetrícia são consideradas áreas básicas do conhecimento em medicina, isto é, todos os médicos, mesmo os não especialistas, devem possuir conteúdo suficiente para prestar o cuidado à saúde da mulher de maneira qualificada. “A tecnocracia, institucionalização e medicalização do parto associam-se ao aumento de cesarianas, à prematuridade e à desumanização do nascimento. O conceito de atenção humanizada na assistência obstétrica é amplo e pode contemplar diversos significados e envolve um conjunto de conhecimentos, práticas e atitudes que visam à promoção do parto e do nascimento saudáveis e a prevenção da morbimortalidade materna e perinatal. Por isso, cada vez mais as escolas médicas têm focado em estratégias que propiciem aos seus estudantes conhecimento, bem como habilidades básicas para a prática” afirma a docente.

 

O LAHEM representa uma alternativa de apoio pedagógico, atuando como uma atividade antecipatória das práticas de treinamento de habilidades com o paciente, preparando o estudante para o exercício técnico e intelectual de sua futura profissão, pautado nos preceitos da bioética. “Deste modo, o uso do Laboratório de Habilidades e Simulação é uma das mais modernas formas de expressão da educação médica moderna. É onde ocorre a metodologia ensino-aprendizagem destinada à fixação do conhecimento teórico em relação às habilidades e competências exigidas para o exercício da profissão, tal qual previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de medicina” explicou a docente do curso, Profª Drª Denise.

 


Galeria