Catanduva entre as principais cidades em captação de órgãos

Postado em: 26/12/2018

Catanduva está entre as três principais cidades do Noroeste Paulista que mais realizam captações de córneas e múltiplos órgãos de acordo com a OPO (Organização de Procura de Órgãos).

No mês de novembro, de 15 entrevistas com familiares, 10 resultaram em captações efetivas de córneas. Até o mês de novembro foram 69 doações do órgãos, 34 notificações de morte encefálica resultando em 14 captações efetivas de múltiplos órgãos, excluindo as contra indicações médicas e recusas familiares.

 O trabalho é realizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Transplante(CIHT) da Fundação Padre Albino (FPA) que promove o acolhimento e a abordagem com os familiares nos hospitais Emílio Carlos (HEC) e Padre albino (HPA).

 O CIHT da FPA está sendo reestruturado com a admissão de mais enfermeiros selecionados através de processo seletivo, sendo que alguns já estão em treinamento teórico prático. De acordo com o setor, o aumento no número de captações se deve “ao trabalho da equipe, a educação continuada com enfermeiros dos setores que notificam a Comissão sobre os casos, o treinamento da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) para qualificação de médicos sobre a execução do protocolo de morte encefálica de acordo com a nova legislação e a conscientização da população através da campanha de divulgação lançada pela Fundação”.


Galeria