Bebida e direção: pesquisa recomenda conscientização aos jovens

Postado em: 01/02/2019

O consumo de álcool e direção perigosa é uma combinação tradicionalmente conhecida pelos brasileiros. O tema é alvo de constantes debates e estudos na tentativa de compreender os fatores de riscos que colocam o Brasil em quarto lugar no ranking de trânsito mais violento do mundo. Em Catanduva, o Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA, através do curso de Medicina, realizou pesquisa para analisar os dados locais e compreender a relação álcool e direção entre os jovens.

A pesquisa exploratória, com a coordenação do docente responsável pelo projeto Dr. Ricardo Alessandro Teixeira Gonsaga, com a colaboração com Prof. Dr. Eduardo Marques da Silva, foi baseada no projeto P.A.R.T.Y (Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude), afim de analisar, em duas vertentes, conhecimentos prévios de alunos do Ensino Médio sem a carteira nacional de habilitação, assim como jovens universitários que já possuem, realizando efeito comparativo entre os resultados do públicos alvo.

Os graduandos de Medicina aplicaram questionário com perguntas direcionadas para estudantes do Ensino Médio de Catanduva e acadêmicos de Medicina da UNIFIPA, levando em consideração as variáveis de contexto familiar, social e educacional dos jovens. Além disso, com base no projeto P.A.R.T.Y., foi promovida entre os participantes a reflexão sobre a realidade estatística dos acidentes de trânsito, traumas provocados pelos acidentes em decorrência do consumo de bebidas alcoólicas e relação do álcool com a direção.

“Com metodologia analítica de dados coletados através de questionários aplicados ao alvo, o principal objetivo do trabalho foi saber como está a concepção do jovem, prestes a ter habilitação, e os que já possuem, sobre a relação de álcool e direção, a qual é a principal causadora de acidentes e mortes no trânsito. Também foi nosso objetivo, baseando-se no projeto P.A.R.T.Y, mostrar a prevenção desses acidentes aos participantes da ação/projeto”, explica Dr. Ricardo Gonsaga.

Segundo o estudo, os dados demonstram que mais de 60% dos jovens catanduvenses entre 15 e 17 anos já dirigem, mesmo sem CNH. De acordo com o Art. 309 “dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano. Pena – detenção, de seis meses a um ano, ou multa”. Além disso, a pesquisa apontou que mais da metade dos adolescentes da faixa analisada já utilizou alguma bebida alcoólica.

O estudo concluiu que os jovens fazem alto uso de álcool, assim como reproduzem fatores de risco (motoristas embriagados, falta de cinto de segurança), colaborando para uma combinação perigosa e colocando a vida em risco. “Chegamos a conclusão que necessitamos de um projeto de conscientização nesta faixa etária e inserir no contexto familiar, social e educacional dos jovens a necessidade de atitudes responsáveis no trânsito; somente assim será possível mudar esse quadro”, finalizam os pesquisadores.