Enfermagem capacita docentes para avaliação formativa

Postado em: 12/02/2019

No último dia 08 de fevereiro, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Enfermagem da UNIFIPA realizou capacitação de seus docentes para o processo avaliativo dos graduandos. A Profª Mª Aline Fiori dos Santos Feltrin foi responsável pela abordagem da temática e mediadora da discussão entre os docentes. O evento discutiu sobre a avaliação formativa que tem seu foco no processo ensino-aprendizagem.

Segundo a Profª Aline, a avaliação formativa não tem finalidade probatória e está incorporada no ato de ensinar. “Através dessa modalidade de avaliação, informações sobre o desenvolvimento do aluno são fornecidas ao professor, permitindo que a prática docente se ajuste às necessidades discentes durante o processo.  Uma das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem”, informa.

Ainda de acordo com a docente, neste tipo de avaliação é possível buscar informações para solucionar problemas e dificuldades surgidas durante o trabalho com o aluno. “Na avaliação formativa, os fatores endógenos, ou seja, os fatores internos à situação educacional são levados em conta para proceder à avaliação. Por acontecer durante o processo de ensino e aprendizagem, a avaliação formativa se caracteriza por possibilitar a proximidade, o conhecimento mútuo e o diálogo entre professor e aluno”.

Os resultados da avaliação formativa servirão de base para identificar como o processo de aprendizagem tem acontecido na instituição. As informações coletadas possibilitarão o planejamento, ajustes e o redirecionamento das práticas pedagógicas junto aos alunos. “Acreditamos que inovar em metodologias didático-pedagógicas, inclusive nas avaliativas, que promovam a formação global do indivíduo, seja um importante investimento na formação e preparação dos graduandos em Enfermagem da UNIFIPA para o mercado de profissional”, finaliza.

 


Galeria