O mapa do câncer em Catanduva

Postado em: 15/02/2019

As neoplasias malignas, popularmente conhecidas como câncer maligno, são um grande problema de saúde pública, possuindo alta incidência e prevalência no Brasil e no mundo. Essas condições clínicas constituem um conjunto de manifestações clínicas e estão associadas a inúmeros fatores de risco. Diante deste cenário, o curso de Medicina do Centro Universitário Padre Albino/UNIFIPA desenvolveu pesquisa exploratória com o objetivo de estudar os padrões epidemiológicos através do levantamento dos diagnósticos comprovados por biópsia realizados pelo principal serviço de atendimento da região de Catanduva/SP.

Os estudos conduzidos com método observacional retrospectivo transversal foram focados na incidência de neoplasias malignas (câncer) evidenciadas por biópsias anátomo-histopatológicas realizadas pelo Serviço de Patologia dos hospitais Padre Albino e Emílio Carlos. Os dois hospitais englobam todas as biópsias realizadas na cidade, as quais incluem também pacientes moradores da microrregião de Catanduva, composta por 16 cidades, totalizando 277.312 habitantes.

De acordo com coordenadora da pesquisa, Profª Drª Ana Paula Girol, as biópsias foram contabilizadas apenas nas quais o laudo diagnóstico não deixava dúvidas. “Os dados coletados por exame incluíram ainda sexo, idade, local de retirada da amostra, diagnóstico e anotações complementares, que incluem estadiamento e metástases. Os casos de leucemia foram excluídos da pesquisa, já que a maioria dos laudos não confirmava a doença e sugeria correlação com os achados clínicos”, explica ela.

A base de comparação dos diagnósticos e evolução no decorrer dos cinco anos analisados incluíram a incidência total por tipo de câncer; incidência de câncer por idade e por sexo e a incidência específica de um câncer por idade e por sexo. Para obtenção dos dados foram usados “teste qui quadrado, risco relativo, odds ratio”. Por fim os estudiosos elaboraram tabelas baseadas no padrão do INCA de 2016. Os dados de Catanduva foram analisados e comparados com outras regiões do Estado de São Paulo, do Brasil e do mundo.

“A incidência total média dos cânceres contabilizados entre os anos de 2011 e 2015 foi de 92,04 casos para 100.000 habitantes ou 255,25 casos em média. Os cânceres de maior incidência foram os de mama, colorretal, próstata, estômago, boca/faringe e colo de útero. Após a análise detalhada dos dados foi possível observar que Catanduva apresenta um perfil epidemiológico para neoplasias que contraria, em alguns casos, as estatísticas nacionais e mundiais. De acordo com os resultados encontrados, o câncer de pulmão possui baixa incidência”, destaca a pesquisa.

Outro dado importante apontado foi para a grande taxa de melanomas no município, enquanto as estatísticas nacionais são menores. A forte incidência de raios solares, o grande número de trabalhadores rurais no município e o maior número de diagnósticos feitos estão entre as hipóteses levantadas para justificar esse quadro. Além disso, a pesquisa também identificou outros diversos tumores incidentes na população da região, com diferentes classificações patológicas: adenocarcinomas (esôfago, estômago, intestino, parótida, mama, útero, ovário, próstata, pulmão, vias biliares), carcinomas (de pele - basocelular e espinocelular, mama, útero, fígado, parótida, bexiga, rim, pulmão, reto, tireoide), além de melanoma, lipossarcoma, teratoma e linfoma.

A pesquisa foi desenvolvida durante quatro meses pela docente e coordenadora do projeto, Profª Drª Ana Paula Girol, com a colaboração dos acadêmicos Filipo Amorosino Daloui, Paula Pinheiro, Daiana Melo, Caio Henrique Okuda Oliveira e Gabriela Hamra.

 


Galeria