Comitiva de Celorico de Basto visita a Fundação e propõe a criação de museu sobre Padre Albino

Postado em: 26/02/2019

          A comitiva de Celorico de Basto, cidade irmã de Catanduva em Portugal e terra natal de Padre Albino, que visitou o município entre os dias 20 e 23 de fevereiro para estreitar relacionamento, esteve na Fundação Padre Albino. Esta foi a primeira visita dos celoricenses a Catanduva depois da assinatura do acordo de geminação, em 2015.

            Na manhã do dia 22, a comitiva portuguesa formada pelo presidente da Câmara (prefeito) de Celorico de Basto, Joaquim Monteiro da Mota e Silva, vice-presidente Carlos Fernando Peixoto, vereadores Inácio Silva e Eduardo Magalhães, e pelo presidente do Comitê de Geminação e Relações Internacionais José Fernando Dias Vilas Boas foi recebida pela Diretoria Administrativa da Fundação. As esposas de Peixoto, Berta Conceição Martins, e de Inácio Silva, Maria da Conceição Silva, completaram o grupo.

            Em reunião da qual participaram Joaquim da Mota e Silva e José Fernando Dias Vilas Boas, o presidente da Câmara de Celorico de Basto propôs à Fundação a instalação de um museu sobre Padre Albino naquela cidade. De acordo com Mota e Silva, que ficou admirado com o tamanho da obra de Padre Albino em Catanduva, ele precisa ser conhecido em Portugal e também porque está em processo de beatificação. O presidente da Diretoria Administrativa, José Carlos Rodrigues Amarante, disse que vai estudar a proposta. Participaram também da reunião os diretores e conselheiros Joaquim Carlos Martins, Nelson Jimenes, Rodrigo Alonso Garcia, José Silas Januário e Renato Centurion Stuchi e o superintendente da Fundação, Reginaldo Donizete Lopes. Após a reunião e a troca de lembranças, a comitiva visitou o Serviço de Radioterapia/HCC, o Hospital Emílio Carlos, acompanhados pelo administrador Benedito Carlos Rodrigues, e a UNIFIPA.

            O presidente Joaquim da Mota e Silva classificou como extraordinário o trabalho de Padre Albino, que foi um precursor, com a criação, naquela época, de estruturas de cunho religioso e social. “Saúde, emprego e educação são muito importantes, pois geram progresso para a cidade”, disse. De acordo Mota e Silva, o processo começou com Padre Albino, com a instalação de vários cursos importantes, como o de medicina, e foi ampliado através da atuação dos bons administradores da Fundação Padre Albino. 

Saiba mais

            A geminação de cidades tem objetivo de criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, econômico e cultural, para que cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabeleçam laços de cooperação.

            O Concelho de Celorico de Basto pertence ao distrito de Braga e está localizado no trecho médio do vale do Rio Tâmega, na transição entre o Minho e Trás-os-Montes. É um Concelho marcadamente rural, cujos traços profundos no território e na paisagem se devem à atividade agrícola, dominante até finais do século passado. É região montanhosa, com densas florestas, inúmeros vales e extensa rede de cursos de água.

 

 

 

           


Galeria