Direito e Pedagogia realizam palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Postado em: 14/03/2019

          Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, os cursos de Direito e Pedagogia da UNIFIPA promoveram no dia 08 de março a palestra “Um relato histórico da luta pela igualdade de gênero” ministrada pela Drª Júlia Campos Leite e Drª Mônica Galindo. Aproximadamente 180 alunos participaram da atividade no Câmpus São Francisco. O coordenador do curso de Direito, Dr. Luís Antônio Rossi, abriu o evento ressaltando a importância da discussão sobre a igualdade de gênero.

 

            A primeira palestra foi da Dra. Júlia Campos Leite, que ressaltou o sofrimento de estereótipos de gênero vividos pelas mulheres. “A Interseccionalidade explica que toda mulher de algum jeito sofre alguma forma de opressão e discriminação no dia-a-dia. Porém, não são todas as mulheres que sentem essa opressão da mesma forma. As mulheres negras sentem essa opressão de forma diferente que as mulheres brancas, pois além da questão de gênero, entra a questão racial na vida dessa mulher. E por mais que não gostamos de admitir, o nosso País, sim, é um País racista”, disse ela.

 

            De acordo com a Drª Mônica Galindo, segunda palestrante, as expectativas de estereótipos são vividas tanto pelas mulheres quanto pelos homens. “Uma das coisas mais cruéis de se dizer aos meninos é para ele não chorar. Nós estamos negando a humanidade. Depois nos assustamos quando essa agressividade escapa por outros lugares no aumento da violência, mas nos esquecemos de que dizemos a eles para engolir o choro”, afirmou.


Galeria