HPA participa de workshop no "Albert Einstein" do PROADI-SUS

Postado em: 19/03/2019

 Com o objetivo de melhorar a segurança do paciente em larga escala no Brasil, o Programa PROADI-SUS promoveu nos dias 25 e 26 de fevereiro workshop no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Na ocasião, a equipe da UTI Adulta do Hospital Padre Albino apresentou resultados positivos, atingindo as metas de diminuição das infecções relacionadas a uso de dispositivos.

 No workshop foram abordados temas relacionados a prevenção de infecções, envolvimento do paciente, acompanhante e família no cuidado e teoria de mudanças. O enfermeiro coordenador da UTI Adulta do HPA, Jefferson Rodrigo Urbano Alves, apresentou como foi possível alcançar os bons resultados. Os participantes ainda realizaram visita in loco na UTI Geral Adulta e nas UTI’s semi-intensivas.

 Ao final do evento, o médico coordenador das UTIs dos hospitais da Fundação Padre Albino, Dr. Jorge Valiatti, explanou de forma motivacional: “Gratidão. Uma oportunidade única de troca de experiências e aprendizado. A diferença do sucesso ou insucesso está nos detalhes e na vontade de implementar e manter as melhorias ao longo de tempo. Um programa que tenho a certeza que mudará os rumos de como gerenciamos nossas unidades e cuidamos dos nossos pacientes. A primeira mudança depende muito mais da base do que do ápice da pirâmide. Poucas vezes vi, na minha vida de intensivista, oportunidades tão reais de em tão pouco tempo, caindo e levantando, avançarmos em beneficio da segurança dos pacientes”.

 Os demais colaboradores da UTI, em uma única fala, relataram a experiência como extremamente proveitosa e que a troca de informações e as oficinas trouxeram muitas ideias e motivação ao grupo.

 A UTI segue com mediana 0 nas infecções relacionas ao uso de CVD e CVC, isso em um ano de projeto; a meta era reduzir CVD em 3% e CVC e 1.8%. No que diz respeito a PAV a meta é 15% e o HPA está aproximando-se mês a mês dessa realidade. Participaram do workshop o médico coordenador da UTI Adulta do HPA, Dr. Jorge Valiatti, o enfermeiro coordenador, Jefferson Rodrigo Urbano Alves, a técnica de enfermagem Josiele Ramos Praisller e a fisioterapeuta Karoline dos Santos Reis.


Galeria