FPA adquire tomógrafo para a Radioterapia/HCC

Postado em: 19/03/2019

Verba foi viabilizada pelo ex-deputado Dr. Sinval Malheiros

 

No início deste mês de março, o Serviço de Radioterapia/Hospital de Câncer de Catanduva/HCC entrou na fase de revisão final para a entrega definitiva das obras. Toda a estrutura mobiliária da casamata (sala do acelerador linear), interligação com o Hospital Emílio Carlos e as ambientações externas foram concluídas.

Segundo o engenheiro responsável pelas obras Edegar Durigan Junior, a sala destinada para o recebimento do tomógrafo está sendo preparada para a instalação do aparelho. O tomógrafo é o equipamento que permite visualizar as estruturas anatômicas e diagnosticar inúmeras doenças e pequenas alterações em várias partes do corpo humano. O exame é essencial para o planejamento da radioterapia, possibilitando à equipe médica maior precisão e eficácia no tratamento.

“A tomografia permite através de software chamado eclipse, a realização de reconstrução 3D de todos os órgãos, fazendo um mapeamento do paciente. Essa ação viabiliza técnicas modernas de radioterapia como o Conformacionada 3D, o IMRT e a Rádiocirurgia. Com estas técnicas, a irradiação fica localizada no tumor, preservando os órgãos sadios, e, possibilitando melhores índices de cura”, explica o radioterapeuta Dr. Júlio César P. Cardoso Neto.

A aquisição do tomógrafo para o Hospital de Câncer de Catanduva, no valor de 1.463.490,00 de reais, teve sua viabilização consolidada através do ex-deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos-SP), por meio de verba federal.

O Hospital de Câncer de Catanduva será uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), estruturada para o tratamento de diversos tipos de câncer mais prevalentes no país, como mama, próstata, colo do útero, estômago, cólon e reto, entre outros. O Serviço de Radioterapia terá capacidade para atender de 100 a 120 pacientes/dia através do SUS, convênios e particulares.

 Foto: A tomografia é essencial para o planejamento da radioterapia

 


Galeria