Alunos do 2ª ano do Direito analisam fotos sociais a partir da obra “O Suicídio”

Postado em: 20/03/2019

         Os alunos do 2ª ano do curso de Direito da UNIFIPA, nos dias 13 e 15 de março, analisaram fatos sociais contemporâneos a partir da obra “O Suicídio”, de Èmile Durkheim. A prática foi ministrada pela Profª Beatriz Trigo nas aulas de Sociologia Jurídica.

 

            Na atividade, os discentes examinaram os três tipos de suicídio listados na obra: Suicídio Egoísta, aquele em que o ego individual se afirma demasiadamente face ao ego social; Suicídio Altruísta, quando o indivíduo sente-se no dever de cometer suicídio para se livrar de uma vida insuportável, e o Suicídio Anômico, aquele que ocorre em uma situação de anomia social, ou seja, quando há ausência de regras na sociedade, gerando o caos, fazendo com que a normalidade social não seja mantida.

 

            “Depois, os alunos passaram a analisar casos reais, tais como atiradores de Suzano, ataque na Catedral Metropolitana de Campinas, atentados terroristas nos Estados Unidos, ataque no cinema do Shopping Morumbi, casos de suicídios de adolescente, fazendo um contraponto entre os direitos fundamentais e os fatos sociais que podem justificar o suicídio”, explicou a docente.

 


Galeria